Em reunião com juízes e juízas, durante o programa Encontros Regionais, o presidente do Tribunal divulgou melhorias estruturais e do ambiente de trabalho
No diálogo mantido por videoconferência, o presidente comentou cada um dos itens de uma pauta elaborada por magistradas e magistrados de Timonfoto/divulgação: Ribamar Pinheiro
O Fórum da Comarca de Timon, a 428 km de São Luís, passará por reforma completa e obras de ampliação, com entrega inicialmente prevista para março de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, durante a primeira edição do programa Encontros Regionais, em reunião realizada nessa quinta-feira (12/9), com juízes e juízas de Timon, na companhia de outras pessoas que integram a alta administração do TJMA.
No diálogo mantido por videoconferência, o presidente comentou cada um dos itens de uma pauta elaborada por magistradas e magistrados de Timon, ocasião em que divulgou a reforma do Fórum, além de outras melhorias estruturantes no ambiente de trabalho, para promover a qualificação e o bem-estar de todas as pessoas que atuam na Comarca.
“Não adianta a gente melhorar todo o ambiente de trabalho estrutural, sem ofertar para vocês uma melhoria da qualificação”, avaliou Froz Sobrinho.
O presidente do TJMA ressaltou que todo esse empenho em valorizar magistrados(as) e servidores(as), na melhor condição de trabalho, deve ser feito sem perder de vista a importância da criação e prestação de serviços que levem a Justiça para mais perto das pessoas que vivem distantes das unidades judiciais. Citou como exemplo as audiências de conciliação que estão sendo realizadas, durante o programa, no povoado Paiol do Centro, a 75 km da sede do município de Parnarama, também integrante do Polo de Timon.
“Nós vamos dar o acesso às comunidades mais carentes, mais longínquas desse estado; vai ter um juiz, pessoalmente lá – os titulares das comarcas – e nós vamos usar nossos pontos de inclusão digital para ampliar nosso acesso, ampliar nosso contato com todos os nossos cidadãos e aqueles que ainda estão invisíveis”, frisou.
Para implementar as mudanças, o desembargador apontou a presença, em Timon, da juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina; do juiz auxiliar da Presidência, Gladiston Cutrim; do diretor de Engenharia do Tribunal, Mayco Murilo; do diretor de Administração, Rodrigo Valente; e da diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos.
Assim como, em São Luís, ao lado do presidente, a diretora do Tribunal, juíza Ticiany Gedeon Palácio; e o diretor financeiro, Amudsen Bonifácio, também ficaram à disposição, para esclarecer questionamentos.
A equipe do TJMA ficou encarregada de avaliar as demandas dos juízes e juízas da Comarca e dar seguimento ao planejamento e ações necessárias para efetivar as mudanças. Durante a reunião, vários pontos levantados na pauta já receberam encaminhamentos de solução.
Também participaram do encontro, os juízes Weliton Carvalho (diretor do Fórum); Josemilton Silva Barros (diretor substituto); Clênio Corrêa; Simeão Pereira e Silva; e José Elismar Marques; e as juízas Raquel Araújo Castro e Susi Ponte de Almeida (da Comarca de Timon); além do juiz Pedro Pascoal (do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais do TJMA).
O diretor do Fórum qualificou o diálogo como excelente e agradeceu em nome dos colegas e das colegas de comarca, que também se manifestaram durante a reunião.
“Isso é uma prova cabal do seu empenho, do seu interesse de, realmente, trazer para nós, magistrados de 1º grau, melhores condições de trabalho e, evidentemente, também para a população”, elogiou Weliton Carvalho.
NOVO FÓRUM
“É um novo Fórum”, avaliou o diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo (em pé, atrás do monitor, na foto abaixo), tal a quantidade de intervenções previstas para o período de reforma e ampliação do Fórum de Timon. Ele informou que, até o final deste mês, retornará à comarca, acompanhado de dois arquitetos, para dar início ao planejamento e execução do projeto.
Mayco Murilo não descarta a possibilidade de o prazo ser antecipado em alguns meses. O diretor de Engenharia começou a alinhar, nessa quinta mesmo, os primeiros detalhes sobre as mudanças a serem feitas, com os juízes e as juízas que atuam em Timon.
Na manhã desta sexta-feira (13/09), será a vez de o presidente do TJMA se reunir, também por videoconferência, com servidores e servidoras do Polo de Timon, que abrange também as comarcas de Parnarama e Matões.