Campanha promove a conscientização sobre a necessidade de espaços inclusivos e acessíveis, destacando o papel da sociedade, empresários e poder público na implementação de mudanças
Com o objetivo de promover a inclusão e sensibilizar a sociedade sobre as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência, a campanha Setembro Verde ganha destaque mais uma vez em 2024. Em um país onde, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, cerca de 17,3 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Pesquisas recentes reforçam a urgência de mais ações voltadas à inclusão. De acordo com o relatório “Pessoas com Deficiência no Brasil”, publicado em 2023 pelo IBGE, 6,7% da população brasileira apresenta deficiência visual, 2,3% possui deficiência auditiva, 1,5% tem deficiência motora, e 0,7% apresenta deficiência mental ou intelectual.
No cenário atual, em que a inclusão e a diversidade se tornaram pautas centrais, a Wyden criou o Programa Inclui+. A iniciativa, da área de carreiras da instituição, visa promover a inclusão e a diversidade em unidades de ensino e no ambiente de trabalho. Atualmente, o programa conta com mais de 900 alunos PCDs e neurodivergentes mapeados da Wyden, oferecendo suporte adequado para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Ao compreender as individualidades e desafios enfrentados por cada um, é possível criar um ambiente inclusivo e de respeito, que valoriza a diversidade.
Além das palestras afirmativas que garantem acesso à conscientização e ao desenvolvimento de competências solicitadas no mercado, a instituição oferece um processo seletivo exclusivo para PCDs e espaço reservado nas feiras de estágios e empregos. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Wyden em ampliar as oportunidades de trabalho para esses grupos, tornando a inclusão uma realidade tangível. Outro destaque do Inclui+ é o “Café com RH Inclusivo”, encontros informais que discutem práticas de inclusão no mercado de trabalho e incentivam empresas a adotarem políticas mais inclusivas.
Elaine Campos, gerente nacional da área de Carreiras da Wyden, explica a relevância do Programa Inclui+: “O Inclui+ se destaca por suas ações concretas e seu impacto significativo na promoção da inclusão e diversidade, tanto na educação quanto no mercado de trabalho. A iniciativa serve como um modelo para outras instituições, pavimentando o caminho para um futuro em que a equidade e a inclusão sejam parte integral da sociedade”, comenta Elaine.
Mais do que nunca, é preciso que a inclusão vá além do discurso; ela deve se concretizar na adoção de políticas públicas, na adaptação de espaços e na sensibilização da sociedade como um todo. “A verdadeira inclusão começa quando a sociedade, os empresários e o poder público reconhecem a diversidade como um valor fundamental e não como uma exceção”, afirma Reginaldo Arthus, reitor do UniToledo Wyden.
Para ele, campanhas como o Setembro Verde são fundamentais para desmistificar preconceitos e construir uma cultura de respeito e igualdade. “A campanha Setembro Verde é um convite para que cada cidadão, gestor público e empresário reflita sobre a importância da inclusão e adote práticas que contribuam para uma sociedade mais justa e acessível para todos”, encerra Arthus.