Em alusão ao 11 de agosto, Dia dos Estudantes, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), vinculado à rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e a Delegacia da Liberdade, realizaram rodas de conversa com alunos do ensino médio do Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (CEJOL), na Rua Oswaldo Cruz, no Diamante, Centro de São Luís (MA). Temas como dependência química, bullying, ansiedade foram discutidos. O evento contou ainda com as presenças da psicóloga Jessica, que realizou palestra sobre cyber bullying e do delegado Joviano Furtado.
“Estas atividades fazem parte do programa da rede estadual, programa do CAPS AD, saúde mental nas escolas, onde trabalhamos prevenção de transtornos mentais nesta idade escolar. Só este ano já foram dezenas de palestras e todas de conversas“, disse o coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Costa.
CAPS AD Estado nas Escolas teve início há 12 anos e leva informação sobre a temática para jovens em idade de risco. De acordo com o Ministério da Saúde o consumo de drogas tem início aos 12 anos, com substâncias lícitas como álcool e cigarro, o crack porém é a droga que mais traz danos imediatos e mais provoca dependência em curto prazo.
“O papel do CAPS AD Estado deve ir além de oferecer tratamento devemos principalmente contribuir com a política de saúde mental do Estado no quesito prevenção e educação. Só assim estamos conseguindo enfrentar o uso e abuso de drogas. Todos juntos iremos mais longe e com mais força. Agradeço a sensibilidade da diretoria da escola e professores que vão continuar contribuindo conosco”, comentou o coordenador geral do CAPS AD Marcelo Soares Costa.
O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto por ter sido nessa data, no ano de 1827, que o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil.
Na ocasião, os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais passaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.
Vale lembrar que esses não são os primeiros cursos de graduação a serem regulamentados no Brasil. Antes disso, em 1808, outras instituições já aceitavam alunos para a realização do ensino superior.
No entanto, a escolha por celebrar o Dia do Estudante em 11 de agosto se deu pela importância que as Ciências Jurídicas tiveram na história da educação em nosso país.
O Dia do Estudante é celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley propôs a criação da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.
Dez anos depois, em 1937, a mesma data foi escolhida para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), instituição que protege os direitos e os deveres dos estudantes de nosso país.
SERVIÇO
O CAPS AD Estadual é formado por equipe multidisciplinar, com médico clínico geral, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e a enfermagem. As famílias também recebem acompanhamento, por meio de reuniões.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.