Os projetos desenvolvidos pelo time Enactus Facimp Wyden conquistaram destaque nacional mais uma vez. A equipe, formada por acadêmicos e professores envolvidos em ações de impacto social, foi premiada na categoria “Liga Principal” do Enactus Brasil 2024, realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo.
Além de sair vitorioso, o time ganhou troféus e o valor de 40 mil reais, que será utilizado para representar o Brasil na competição mundial, a Enactus World Cup que acontecerá em Astana, Cazaquistão. Contudo, o valor não é suficiente para cobrir as despesas e a equipe está se mobilizando em ações para completar o valor.
A solenidade foi realizada em São Paulo-SP, num momento reservado para reconhecer os impactos alcançados pela rede Enactus ao redor do Brasil. No ciclo anual foram 107 times e 200 projetos que competiram no Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB). Juntos, estes projetos são responsáveis por um impacto social positivo nas comunidades do Brasil e auxiliam mais de 98 mil pessoas pelo país.
No evento, o time Enactus apresentou três projetos: Mudaí, Focado na produção de mudas de açaí; Tijolaí, voltado para a produção de tijolos ecológicos; e Coffi, desenvolvido para produzir uma bebida com aroma semelhante ao café. As três iniciativas são desenvolvidas na comunidade Açai Km 1700, localizada a 30km de Imperatriz, e focam na reutilização do caroço de açaí, transformando-o em uma fonte de renda para a comunidade.
“Desenvolvemos esses projetos há cinco anos. O caroço de açaí antes era um problema social e ambiental, porque era descartado incorretamente. Agora, virou uma nova fonte de renda para essa comunidade”, destacou a professora Raiana Luz, conselheira do time da Facimp Wyden.
De acordo com Raiana, o Coffee é o projeto com maior destaque entre os três. “Ele já tem um impacto maior, porque a gente já conseguiu recursos para a construção da agroindústria na comunidade. Então, a comunidade já tem a agroindústria e já tem todos os maquinários”, conta.
No ciclo anual de 2023, o Eneb contou com 107 times e 200 projetos, de diversas regiões do país. Esses projetos têm um impacto social positivo, auxiliando mais de 98 mil pessoas pelo país. “A conquista do título na categoria “Liga Principal” foi um reconhecimento do esforço e dedicação do time Enactus Facimp Wyden e com isso somos bicampeões”, conclui a professora.
Saiba mais
O programa Enactus tem como objetivo inspirar estudantes de ensino superior a transformar o mundo através da ação empreendedora, conectando os universos corporativo e acadêmico e, assim, desenvolvendo soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. A organização existe em 33 países, entre eles, o Brasil. No Maranhão, a Facimp Wyden é a primeira a fazer parte da iniciativa.