PROJETO DO CEST “APRENDER FAZENDO – ASSISTÊNCIA INTEGRAL AO IDOSO” ACONTECE AO LONGO DO MÊS DE JULHO
O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST está promovendo ao longo desse mês de julho diversas atividades interdisciplinares e de extensão do Projeto “Aprender Fazendo – Assistência Integral ao Idoso”; que fomenta a vivência prática entre grupos de idosos do bairro do Anil e adjacências e alunos de graduação do CEST dos cursos de Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Gastronomia, Sistema de Informação e Administração; sempre acompanhados de docentes da instituição.
“A iniciativa, além de pôr em prática o conteúdo trabalhado em sala de aula, visa também oportunizar aos alunos uma maior capacidade em identificar e resolver demandas e desafios reais da sociedade. Os encontros acontecem sempre às segundas – feiras desse mês de julho, das 13h às 17h. A cada semana são realizadas atividades diferentes, reunindo grupos de alunos de dois cursos e docentes” explica a Coordenadora de Pós – Graduação, Pesquisa e Extensão do CEST Líssia Maria de Souza Dias.
Na primeira semana do projeto, os alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia se uniram para proporcionar uma tarde especial aos idosos que participam desse 5º Ciclo do projeto, ensinando ao grupo técnicas de corte, preparo e manuseio de alimentos durante uma Oficina de preparo do café da manhã (Curso de Gastronomia), seguida de Orientações Nutricionais (Curso de Nutrição) para o desjejum.
A aluna Noemi Santos, do curso de Nutrição destaca como as preparações foram pensadas valorizando o poder nutritivo, antioxidante e digestivo dos alimentos. Para Noemi, “toda a experiência foi importante pela troca de aprendizado entre alunos e os idosos, levando o conhecimento além da sala de aula”.
Segundo a aluna Letícia Ewerton os preparos da Oficina resultaram em um delicioso café da tarde com beiju recheado com frango, torradas com creme de ricota, finalizadas com azeite, biscoitos amanteigados, chá de cravo e canela, água saborizada com limão e maracujá e café.
O empenho e a dedicação dos alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição, somados à participação especial dos idosos, tornaram a tarde inesquecível e cheia de aprendizado. Foi um momento de troca, carinho e muito sabor, mostrando que o conhecimento e a convivência transformam vidas. A orientação da atividade ficou por conta da Professora Daniela Mariz.
A segunda semana do projeto contou com atividades dos cursos de Enfermagem (Orientações sobre uso de medicamentos) e Administração (Empreendedorismo voltado para Idosos). No próximo dia 22/07 será a vez dos alunos dos cursos de Direito (Roda de Conversa sobre Direitos dos Idosos) e Sistema de Informação (Inclusão Digital). E no dia 29/07 acontecerão atividades de Fisioterapia (Exercícios e Dinâmicas de Mobilidade) e Estética (Orientações e práticas de revitalização facial).