Em um esforço conjunto para fortalecer o apoio à população em situação de rua de Imperatriz, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) participou de uma reunião para planejar a execução do II Mutirão PopRuaJud, que será realizado no dia 13 de setembro, das 8h às 17h, no campus da Universidade Ceuma, em Imperatriz. O projeto, que conta com a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é uma iniciativa da Justiça Federal, Justiça Estadual e da DPE/MA.
Além do defensor público Fabio de Carvalho, a reunião contou com representantes de diversas entidades e órgãos, incluindo a Fazenda Esperança, Pastoral do Povo de Rua, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Abrigo Superação, cartórios do 1º e 2º Ofícios, Universidade Ceuma, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, FENACT e Receita Federal. Na ocasião, foram discutidos os resultados do primeiro mutirão, realizado em 2022, e definidas as estratégias para aprimorar o evento deste ano.
Cada instituição terá responsabilidades específicas, desde a triagem até o atendimento médico, jurídico e cuidados pessoais. Além das atividades operacionais, o comitê local também planejou ações de publicidade e campanhas de doação, visando mobilizar a comunidade em prol do mutirão. As doações, inicialmente focadas em itens como roupas e calçados masculinos, serão coletadas em pontos estratégicos, incluindo o Núcleo da Defensoria Pública.
Ao encerrar a reunião, o defensor público Fabio de Carvalho reforçou o compromisso da DPE para a realização do mutirão, assim como a colaboração dos parceiros. “Estou confiante no comprometimento de todos e da colaboração mútua para o sucesso do II Mutirão PopRuaJud Imperatriz. Esta será mais uma das ações para além dos muros da Defensoria Pública do Maranhão, uma vez que a instituição desempenha um papel crucial para garantir o acesso à justiça e mais dignidade na vida das pessoas mais vulneráveis”, enfatizou o defensor público.