A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início às obras de melhoria da acessibilidade em vários pontos da área central da capital maranhense. A ação consiste na construção de rampas de acesso, rebaixamento de canteiros centrais, instalação de sinalizações indicativas, conforme os parâmetros determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O pacote de serviços é resultado do compromisso do prefeito Edivaldo em assegurar condições de mobilidade às pessoas com deficiência física e locomoção reduzida e à toda população.
Na etapa Centro, que inclui Praça Deodoro e o entorno, cerca de 40 rampas serão construídas. “Estamos iniciando a ação pela Praça Deodoro e no entorno onde as rampas estão sendo construídas nos cruzamentos semafóricos, nas passagem de uma praça para outra e em outros pontos de importantes de acesso”, informou o titular da SMTT, Canindé Barros.
Além de seguir as determinações da ABNT, as ações de acessibilidade desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, segundo informou o secretário, estão em comum acordo com os órgãos de defesa da pessoa com deficiência, como o Conselho do Deficiente Físico (Condef) e a Defensoria Púbica.
EXPANSÃO
As obras na área de acessibilidade serão estendidas para os principais corredores e avenidas da cidade onde também serão implantadas novos abrigos de ônibus que vão garantir mais segurança e bem-estar ao usuário. Serão implantadas rampas de acesso também nas avenidas dos Portugueses, no Anjo da Guarda, dos Holandeses, Colares Moreira, no Anel Viário e Ponta da Areia, entre outras regiões de São Luís. O secretário Canindé Barros destacou que a ação é um dos componentes da melhoria do transporte público da capital. “A melhoria do sistema de transporte passa também pela melhoria de abrigos, do trânsito com faixas de pedestre e preferenciais”, observou o secretário.
LICITAÇÃO DO TRANSPORTE
O lançamento do edital de licitação dos serviços de transportes urbano da cidade, lançado pelo prefeito Edivaldo no último 28 de março, concretiza um compromisso assumido e se integra aos avanços importantes já realizados na atual gestão. O edital estabelece, entre outras exigências, que os veículos devem ser dotados de acessibilidade.
A frota urbana de ônibus de São Luís é composta por 890 ônibus, destes 374 ônibus novos foram adquiridos no período de 2013 a 2015. Com o investimento no setor, a Prefeitura de São Luís apresentou um crescimento de 50% para 79% da frota adaptada com elevadores.