Na manhã de hoje, um dia depois de agredir uma equipe de reportagem da TV Mirante, em plena Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao bairro Cohafuma, em São Luís, o pré-candidato a vereador da Raposa, Lucas Carneiro, mais conhecido por “Lucas Paraíba”, foi intimado a depor na Delegacia do Vinhais.
O incidente ocorreu enquanto a equipe da emissora, formada pela repórter Nice Ribeiro, o cinegrafista Luís de França e o motorista e iluminador Garcez, noticiava o acidente de trânsito ao vivo, que envolveu a pessoa do pré-candidato Lucas Paraíba.
De repente, o Lucas, visivelmente alterado, parecendo estar em estado de embriaguez, logo nas primeiras horas da manhã da quinta-feira, 11, partiu para cima dos jornalistas, gerando susto e indignação entre os telespectadores que acompanhavam a programação.
A transmissão foi interrompida abruptamente, e a equipe agredida precisou de ajuda para conter o agressor. Após a agressão, o condutor fugiu em um caminhão que passava no local para escapar do flagrante.
O caso foi registrado pela equipe de jornalismo da TV Mirante na Delegacia do Vinhais e o agressor terá que prestar esclarecimentos à Polícia e responder na forma da lei, por embriaguez ao volante e agressão à imprensa e cerceamento da liberdade à informação.
Segundo testemunhas, Lucas causou o acidente e apresentava sinais de embriaguez. Ele bateu na traseira de outro veículo, que rodopiou na pista e ficou parado no meio da avenida, o que impediu a passagem de outros veículos em algumas faixas da via.
No entanto, Lucas tentou impedir a equipe de reportagem de mostrar os transtornos do acidente, colocou a mão sobre a câmera e começou a agredir a repórter, o cinegrafista, Luís de França, além do auxiliar, Luís Garcês.
“Há duas situações que deverão ser apuradas, tanto o crime de trânsito que em tese ele cometeu. A partir do momento em que, aparentemente, está sob efeito de bebida alcoolica, ele está infringindo um dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também, a partir do momento em que ele se evade do local, ele também pode estar cometendo o crime de omissão de socorro”, declarou o delegado Henrique Mesquita, que conduz as investigações.
Com relação ao ataque à equipe de reportagem, além do delito de ameaça, ele também será investigado e deverá se explicar pelo crime de lesão corporal.
“Ontem, fizemos diligências no sentido de capturar o autor do delito em flagrante, mas não houve êxito. Porém, ele foi intimado hoje, aqui, a prestar esclarecimentos”, completou o delegado, em entrevista ao programa Encontro, nesta sexta-feira (12).
O político Lucas Paraíba publicou vídeo nas mídias sociais se retratando por ter agredido fisicamente uma equipe de reportagem da TV Mirante, ao vivo, na manhã desta quinta-feira (11), em São Luís (MA), ao falar que “agiu por impulso em um momento de nervosismo” e que “tudo seja resolvido o mais rápido possível”. O estudante de Direito é pré-candidato a vereador no município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís, é ligado ao atual prefeito de Raposa, Eudes Barros, por ser filho de Ocileia Fernandes, irmã da esposa do prefeito, Cássia Barros.
“Eu queria pedir desculpas a todos pela reação na hora. Por um momento de impulso e nervosismo, não tomei a melhor decisão. O repórter virou a câmera, não sei se querendo fazer alguma matéria sensacionalista, e quis me gravar. Mas estou aqui de boa fé, pedindo desculpas”, disse Lucas Parnaíba.
O prefeito de Raposa, Eudes Barros, que é “tio” e “padrinho político, de Lucas Paraíba ainda não se pronunciou sobre o incidente envolvendo seu sobrinho, que nas redes sociais pediu desculpas e disse que na hora, estava nervoso em virtude do acidente.