CAPS AD Estado participa do Seminário “Desafios e contribuições da Defensoria Pública na Luta Antimanicomial” promovido pelo Núcleo de Execução Penal

0comentário
Compuseram a mesa de trabalhos o juiz e presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Douglas de Melo Martins, a defensora pública do Estado Rio de Janeiro, Patrícia Carlos Magno, e o diretor do CAPS AD Estado, Álcool e da Unidade de Acolhimento, Marcelo Costa

A pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o coordenador geral do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Costa, participou do Seminário “Desafios e contribuições da Defensoria Pública na Luta Antimanicomial”, na manhã de hoje, (27), no auditório do edifício-sede da instituição, na Avenida Júnior Coimbra, S/N, Renascença II, São Luís (MA). Promovido pelo Núcleo de Execução Penal (NEP), o evento teve parceria com o Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e a Escola Superior da DPE/MA.

Após a abertura dos trabalhos, conduzida pela 1ª sub-defensora-geral do Estado, Cristiane Marques, o primeiro painel tratou da “Garantia do cuidado em liberdade”, com foco na desinstitucionalização como desospitalização refere-se às medidas de prevenção de internações inadequadas em hospitais psiquiátricos; alta para o tratamento na comunidade; e implantação de serviços de base comunitária para o cuidado dos egressos das internações. Do bate-papo, participaram o defensor público coordenador do Nep, Bruno Dixon, o defensor público titular do Núcleo da Saúde, Vinicius Goulart, e a psicóloga clínica Janete Valois.

Já do segundo painel, que teve como tema o “Retrocesso das Comunidades Terapêuticas”, compuseram a mesa de trabalhos o juiz e presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Douglas de Melo Martins, a defensora pública do Estado Rio de Janeiro, Patrícia Carlos Magno, e o diretor do CAPS AD Estado, Álcool e da Unidade de Acolhimento, Marcelo Costa.

“O papel do CAPS AD deve ir além de oferecer tratamento devemos principalmente contribuir com a política de saúde mental do Estado no quesito prevenção e educação. Só assim estamos conseguindo enfrentar o uso e abuso de drogas. Todos juntos iremos mais longe e com mais força. Agradeço a sensibilidade do Núcleo de Execução Penal (Nep) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) que vão continuar contribuindo conosco”, comentou o coordenador geral do CAPS AD Marcelo Costa.

Participantes do Seminário “Desafios e contribuições da Defensoria Pública na Luta Antimanicomial”, na manhã de hoje, (27), no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA)

SERVIÇO

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem busca acolhimento nesses espaços, que auxiliam na recuperação de usuários de entorpecentes, recorre ao CAPS AD Estado destinado para pessoas com dependência química, onde profissionais especializados fazem a avaliação e o encaminhamento as comunidades terapêuticas. 

No CAPS AD são realizados atendimentos por equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, médicos clínicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêutica para suporte, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliares de serviços gerais, estagiários e a coordenação.

A busca pelo atendimento pode ser realizada pelos pacientes ou familiares de forma direta (porta aberta) ou através de encaminhamento dos diversos serviços da rede municipal e comunidade. O CAPS AD oferece atenção diária a pacientes, permitindo a elaboração de projetos terapêuticos dentro de uma perspectiva de evolução contínua, visando a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida. O apoio da família e redes sociais são fundamentais neste processo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD Estado participa do Seminário “Desafios e contribuições da Defensoria Pública na Luta Antimanicomial” promovido pelo Núcleo de Execução Penal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS