O evento é voltado ao público LGBTQIA+ e às mulheres negras
O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, promoverá o Dia da Empregabilidade na próxima quarta-feira (22/5), ação voltada ao público LGBTQIA+ e às mulheres negras, com o objetivo oportunizar a inserção no mercado de trabalho. O evento acontecerá no Auditório do Centro Administrativo do TJMA, na Rua do Egito, Centro de São Luís, no horário das 9h às 17h. A mobilização faz parte do Programa “LGBTfobia não é opinião: É Crime!”, coordenado pelo Comitê.
O Dia da Empregabilidade contará com a oferta dos seguintes serviços: cadastro no sistema SINE; emissão de carteira de trabalho digital; encaminhamento para o mercado de trabalho e recebimento de currículos de empresas parceiras: Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ALUMAR (Consórcio e Alumínios do Maranhão) e Montisol – Construções e Manutenção.
A iniciativa partiu de articulações entre a coordenação do Comitê de Diversidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) a partir do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MA). A expectativa é que 100 pessoas possam ser atendidas.
DEVOLUTIVA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O Dia da Empregabilidade é uma devolutiva do TJMA e do MPT-MA para incentivar a inserção no mercado de trabalho do público LGBTQIA e mulheres negras, por meio da parceria com o Centro de Cultura Negra e da Casa das Pretas (Coroadinho), que participaram dos cursos de assistente administrativo e assistente de recursos humanos oferecidos por meio do Projeto Transformação em que o Senai-MA foi contratado para oferecer a capacitação.
Foram certificadas 30 pessoas com a proposta de impulsionar a empregabilidade por meio da formação técnica realizada no período de outubro a dezembro de 2023.
SERVIÇO:
O QUÊ: Dia da Empregabilidade – mulheres negras e público LGBTQIA+
QUANDO: 22/5, das 9h às 17h
ONDE: Auditório do Centro Administrativo do TJMA, na Rua do Egito, Centro de São Luís