Ação social no topo! Iniciativa pioneira da TV UFMA, que já contemplou mais de 100 projetos sociais, gera visibilidade positiva às comunidades da Grande São Luís

“É segunda-feira, e hoje é dia de “Fala, Comunidade!”. Com esse bordão, há três anos o repórter Robert Oliveira começa suas reportagens, apresentando um projeto ou ação desenvolvida por moradores de comunidades da Região Metropolitana de São Luís. Sempre citando o bairro onde a iniciativa é realizada, o repórter conduz o telespectador por uma jornada em prol da valorização do trabalho, da determinação e da resiliência desses moradores.
Esta semana, o “Fala, Comunidade!” faz aniversário, contabilizando 104 reportagens e dezenas de comunidades contempladas. Exibido toda segunda-feira no telejornal JTV UFMA, o quadro tem a missão dar visibilidade a projetos que nascem nas comunidades, ajudam a transformar a vida das pessoas, mas que têm pouco espaço na grande mídia. São iniciativas que mostram os novos avanços e trabalhos de destaques na promoção à cidadania e as novas conquistas geradas por ações dos moradores.
A diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, responsável pela criação do “Fala, Comunidade!” explica que o quadro surgiu em função dos objetivos da TV UFMA de exibir uma programação voltada a fortalecer a democracia e promover o exercício da cidadania, buscando conectar a emissora da universidade com as comunidades de São Luís, que assim têm um espaço privilegiado para protagonizar suas histórias e narrativas.
Segundo a diretora, “o Fala, Comunidade” é uma forma de difundir as iniciativas da sociedade civil organizada em benefício dos seus bairros, dando visibilidade às ações positivas desenvolvidas nessas comunidades, aumentando com isso a autoestima dos moradores”, afirma. Além disso, “ao focar em transformações locais e impactos sociais tangíveis, o quadro proporciona uma visão autêntica e inspiradora das mudanças que podem ocorrer quando se investe nas comunidades menos favorecidas”, conclui Cecília Leite.

Pioneirismo – Quando entrou no ar, em abril de 2021, a produção do “Fala, Comunidade!” precisou fazer um levantamento interno em busca das iniciativas voltadas a atender a diferentes necessidades, desde melhorias na infraestrutura dos bairros, a ações educativas e culturais. Hoje, a emissora recebe uma quantidade cada vez maior de pautas de comunidades que querem mostrar seus projetos na tela da TV UFMA. “Para mim, é muito satisfatório saber que esse quadro é tão bem recebido pela população, levando visibilidade aos projetos construídos nas comunidades e que servem como instrumentos de transformação na vida dessas pessoas”, afirma o repórter Robert Oliveira.
Os números de visualizações e curtidas nas redes sociais da emissora confirmam o engajamento do telespectador com o “Fala, Comunidade!”. Mas para além dos likes, as reportagens têm o objetivo de incentivar a participação dos moradores. A coordenadora de produção da TV UFMA, Nadia Biondo, explica que o quadro funciona também como um mapeamento dessas iniciativas comunitárias. “O Fala sempre tem essa premissa de localizar o telespectador onde a ação está sendo realizada e depois convocar esse telespectador a se engajar”, explica Nádia. Além disso, “a frequência semanal do quadro reforça o nosso compromisso de valorizar o trabalho que é realizado nessas comunidades”, complementa a coordenadora.
SAIBA MAIS: https://portalpadrao.ufma.br/tvufma/noticias/acao-social-no-topo