Colesterol alto: 40% dos brasileiros sofrem com o problema

0comentário

Você sabia que cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto? É o que apontam os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A substância está naturalmente presente em nosso corpo e desempenha papéis essenciais, como a formação das membranas celulares e a síntese de hormônios. Contudo, quando presente em excesso, oferece graves riscos à saúde.

O cardiologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Josely Figueiredo, explica os riscos dessa alta concentração. “O colesterol é prejudicial principalmente às paredes dos vasos sanguíneos. Ele forma placas de gordura nas artérias. São as lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, popularmente conhecidas como colesterol ruim”, afirma.

De acordo com o especialista, o acúmulo do colesterol do tipo LDL no sangue é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 100 mg/dl. 

“Os gatilhos para o aumento do colesterol no corpo passam pelo sedentarismo, tabagismo e a alimentação inadequada à base de alimentos gordurosos e ultraprocessados”, diz Josely, indicando que mudanças simples no estilo de vida podem inverter esse quadro clínico. “A adoção de uma dieta equilibrada, rica em vegetais e frutas, aliada à prática regular de atividade física, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol”, conclui.

Sem comentário para "Colesterol alto: 40% dos brasileiros sofrem com o problema"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS