As cores e luzes que alegram e dão vida às festividades de fim de ano podem representar perigo aos consumidores, caso se descuidem das especificidades dos materiais natalinos na hora da compra e da instalação. Alguns itens da decoração precisam de energia elétrica para funcionar e por isso, requerem cuidados.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está atenta aos perigos que estes produtos podem ocasionar. Para as decorações residenciais, o técnico de segurança da Cemar, Marcos Túllio de Sousa, alerta a população que o material para as áreas externas devem ser específicos. No caso dos pisca-piscas, por exemplo, eles devem ser adequados para ficarem expostos ao sol e a chuva e não causarem curto-circuito.
Para decorar as faixadas, é necessário um número expressivo de lâmpadas, e para esta instalação o recomendável é o auxílio de um eletricista para fazer corretamente o dimensionamento de toda a fiação, e não sobrecarregar o circuito da carga que será ligada.
Mas as instruções não param por aí. Nos ambientes internos das residências, o pisca-pisca a ser usado é diferente da área externa e “deve permanecer longe de cortinas e de todos os objetos que possam propagar fogo com facilidade”, afirma o técnico.
Um dos primeiros requisitos que precisam estar em evidência na hora da compra, é se o produto contém o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) responsável por testar todos os materiais e atestar segurança aos compradores. Ainda é importante lembrar que, no ato da compra os produtos devem ser devidamente testados.
Para os casos de reutilização de materiais de anos anteriores, a dica é a checagem de todos os equipamentos de forma criteriosa. Se os materiais estiverem com os fios desencapados, partidos ou as lâmpadas queimadas, a recomendação é não usá-los. Já em casos de trocas, desligue os equipamentos da tomada para evitar choques.
A não observância destes procedimentos podem ocasionar danos elétricos aos equipamentos ou acidentes fatais com as pessoas. Deixe as luzes embelezar o ambiente e principalmente proporcionar aos amigos e familiares que desfrutem de um Natal com segurança.
Sugestão de box
Veja algumas dicas importantes que devem ser colocadas em prática, e garantir a segurança de todas as pessoas. Em caso de dúvidas, ligue para a Companhia Energética do Maranhão, no número, 116, ou acesse o chat de atendimento em www.cemar116.com.br:
– Ao colocar alguma parte da decoração em partes altas é aconselhável usar uma escada segura para evitar quedas;
– É importante não utilizar fitas crepes ou adesivas. Use apenas a isolante;
– Se estiver com os pés ou as mãos molhadas, não peguem nos equipamentos elétricos;
– As luzes da decoração só podem ser ligadas quando a instalação for totalmente finalizada;
– Não use estruturas de metal para fazer a decoração. Evite choques elétricos;
– Não faça a instalação externa em dias chuvosos.
-Lembre-se que as instalações internas da casa devem estar revisadas.