Apresentação de A Trupe Barroca será no dia 31 de maio, no Teatro Arthur Azevedo, com entradas gratuitas. Turnê nacional já passou por Vitória e seguirá para o Pará
Uma das mais importantes orquestras de música antiga do Brasil, A Trupe Barroca apresentará o espetáculo da turnê “As Quatro Estações” no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), no dia 31 de maio. Além do concerto, os músicos farão um ensaio aberto para estudantes de escolas públicas e master classes para alunos de instrumentos de cordas.
“As Quatro Estações”, composta por Vivaldi, terá a regência do maestro Sérgio Dias e participação especial do violinista francês Xavier Julien-Laferriere, um dos mais conceituados intérpretes da música barroca na atualidade. Formado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, o instrumentista já se apresentou em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul, como solista ou integrando renomados conjuntos de música antiga. Ele é o diretor artístico do festival de Bordeaux: Festes Baroques en Terre des Graves e do grupo Sauternais, ambos dedicados à música antiga.
A turnê é uma realização da Associação Cultural Ricardina Stamato (ACRIS), instituição com mais de 40 anos de trabalhos voltados à divulgação e valorização da cultura, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e o patrocínio do Instituto Vale. O projeto levará ao público, entre outras obras, a beleza e a expressividade da famosa composição de Antonio Vivaldi, inspirada nas mudanças climáticas e nos fenômenos da natureza ao longo do ano.
A capital maranhense é o segundo ponto de parada do tour, que começou por Vitória (ES), no dia 26, e será finalizado em Belém (PA), na Catedral da Sé, em 2 de junho.
O espaço escolhido para a receber o espetáculo no Maranhão alinha-se ao propósito do projeto de incentivar o resgate histórico-cultural. O Teatro Arthur Azevedo, o segundo mais antigo do Brasil, começou a ser construído em 1816 e integra a lista dos 16 teatros monumentos do país. A obra foi concluída no ano seguinte, tendo sido inaugurada com o nome de Teatro União. Edificada em estilo arquitetônico neoclássico, constitui-se no único exemplar desse estilo na cidade, apresentando ainda detalhes da estética barroca.
Em 1852, o Teatro União passaria a se chamar Teatro São Luiz e, em 1854, serviria de berço para Apolônia Pinto, filha de uma atriz portuguesa que entrou em trabalho de parto em pleno teatro. No camarim número 1, nascia uma das grandes atrizes do teatro brasileiro.
O nome Teatro Arthur Azevedo viria na década de 20 em homenagem ao importante teatrólogo maranhense.
Sobre a ACRIS
A ACRIS é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e fomentar cursos ou eventos culturais e artísticos, podendo para tanto celebrar parcerias para tal fim com instituições públicas ou privadas, como com pessoas físicas ou jurídicas.
Dessa forma, incentiva atividades artísticas das mais variadas, como concertos, recitais, festivais de música, encontros literários, entre outras.
Sobre A Trupe Barroca
Com quase seis anos de atividades, A Trupe Barroca se destaca pelo trabalho de resgate da música antiga. A orquestra possui o maior acervo de instrumentos históricos do Brasil. Fundada originalmente com o nome de Victoria Ensamble, apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro.
A partir de 2017, assumiu a proposta ousada de se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, utilizando-se de instrumentos históricos ou cópias perfeitas e investindo em pesquisa e nas sutilezas das interpretações historicamente orientadas.
O grupo fez, em dezembro de 2017, a sua reestreia com um concerto de Natal. Em 2021, A Trupe Barroca e os coros Vivace e Opus Libere foram responsáveis pela primeira execução histórica com todos os instrumentos indicados pelo compositor da “Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach. Em 2022, a Catedral de Vitória voltou a receber o Concerto Natalino, que também teve como palco o Santuário de Anchieta.
SERVIÇO
Concerto “As Quatro Estações” – Por A Trupe Barroca
Estreia: no próximo dia 31 de maio, às 20 horas, no Teatro Arthur Azevedo, São Luís.
Regência: maestro Sérgio Dias
Participação especial: Xavier Julien-Laferriere (violinista francês)
Ingressos: gratuitos. Retirada no local do evento até o dia 30 de maio, limitados 2 por pessoa.
Masterclass: 14h às 16h30 (Escola de Música do Maranhã) – 30/05
Concerto na escola Benedito Leite às 16 horas (31/05)
Haverá reserva de 10% da capacidade para idosos ou pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.