Ampla programação está sendo realizada até 19.05 com ações voltada para pessoas com deficiência e familiares
A APAE de São Luís promove pelo segundo ano consecutivo a Semana da Família, evento de muita importância para integrar os familiares de pessoas com deficiência ao amplo processo de inclusão social e profissional desse público.
Esse ano a Semana, que acontece até a sexta – feira (19), traz como slogan a frase “ Família: O Elo para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”. O tema visa reforçar a importância da família como agentes primordiais nos processos terapêutico, educacional, desenvolvimento, efetivação de direitos, conquista de cidadania e inclusão social, além da sonhada inserção de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla no mercado de trabalho.
É com esse entendimento de valorização da família, que a APAE de São Luís desenvolve também, há mais de cinco décadas, um trabalho assistencial voltado para as famílias de seus assistidos, oportunizando o acesso a informações, além de contribuir para a ampliação de visão do pais sobre seus filhos e suas potencialidades, com o objetivo de eliminar preconceitos e posicionamentos capacitistas ou super protetores, que possam atrapalhar o pleno desenvolvimento de uma pessoa com deficiência. Vale lembrar que capacitismo é o preconceito ou ato de discriminação da pessoa com deficiência, por considerá-la inferior ou incapaz para exercer determinadas atividades; o que precisa ser conscientizado e eliminado da sociedade.
A II Semana da Família é promovida pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares, gerenciado pela Assistência Social da APAE de São Luís. Na programação constam ações como palestras, rodas de conversas, cursos, oficinas e outras atividades de integração entre os assistidos e seus familiares. Toda a programação é gratuita e acontece na sede da entidade no Outeiro da Cruz.
Na abertura da II Semana da Família, a Pres. da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva reforçou o papel de protagonismo de pais e irmãos e demais familiares em prol da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “No intuito de proteger seus filhos com deficiência, às vezes os pais adotam uma atitude capacitista, achando que a pessoa não é capaz de trabalhar. Mas muitas vezes é possível essa inclusão bem sucedida no mercado de trabalho de um PCD e a APAE de São Luís dá todo o apoio nesse processo” ressaltou ela.
O evento em seu primeiro dia teve ainda a apresentação do Boi Mimoso da APAE de São Luís, com brincantes animados e suas coreografias bem ensaiadas; exposição de produtos confeccionados por familiares em oficinas de capacitação, e a palestra principal sobre o tema da Semana, incluindo depoimentos de PCDs que atuam com sucesso no mercado de trabalho, e que foram simplesmente inspiradores. Na terça (16.05) aconteceram duas rodas de conversa. De manhã teve “Ações para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho” com participação de representantes do Serviço Social da APAE de São Luís; CAEE Eney Santana; SENAC, SEMEPED; e do RH APAE/CEST. A tarde o tema foi “Comunicação Inclusiva no Combate ao Capacitismo no Ambiente de Trabalho”, voltada para colaboradores.
Até essa sexta – feira acontecem mais ações, como atendimento odontológico para PCDs com o ônibus da Clínica Sorrir e Oficina de Fotografia em parceria com a Alumar(17.05); além de outras palestras e encerrando a programação, acontece a Oficina de Professores Influenciadores Digitais (19.05) às 14h no NCM da APAE de São Luís.