A energia elétrica é um bem que proporciona qualidade de vida, conforto e desenvolvimento. Os benefícios e possibilidades de evolução trazidos pela energia ao longo dos anos faz com que ninguém se imagine sem ela novamente. Porém, é necessário utilizá-la com cuidado, entendendo que se trata de algo de natureza invisível, que em contato inadequado com o corpo humano pode causar graves danos, ou até a morte.
Por isso, a Equatorial Maranhão, preparou algumas dicas para você entender como utilizar a energia de forma segura para evitar este tipo de situação em qualquer ambiente. De acordo com a Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvalho, todos precisam conhecer os riscos para utilizar a energia de forma segura. “Alguns princípios fundamentais devem ser seguidos na utilização da energia elétrica: instalações elétricas adequadas (demanda elétrica total, tomadas permanentemente livres para usos de eletroeletrônicos móveis, tomadas exclusivas para aparelhos que demandam muita potência como chuveiro, secadora de roupas, lavadora de pratos e micro-ondas, e aterramento). É fundamental lembrar do perigo que é a combinação água e energia elétrica. A água é um excelente condutor de eletricidade, por isso, jamais se deve mexer com eletricidade com o corpo ou piso molhados. E quando se tratar de manutenções elétricas deve-se desligar a chave-geral (disjuntor) para evitar choques elétricos”, pontua.
Fique de olho e coloque em prática:
Áreas molhadas – Lavanderia, cozinha e banheiro são locais nos quais se utiliza água com frequência e é preciso ter total atenção para não deixar equipamentos elétricos em contato com água e nem os utilizar com as mãos ou corpo molhado. Quem está cozinhando, por exemplo, e vai utilizar o liquidificador sempre precisa estar calçado e secar as mãos antes de conectar na tomada e/ou ligar o eletrodoméstico. A tomada da máquina de lavar ou tanquinho não deve estar próxima ou em em contato com a água e lembre-se: o bom funcionamento dos equipamentos e a sua segurança dependem do aterramento elétrico adequado (aterrar o neutro no padrão de entrada é uma exigência da distribuidora de energia e a instalação do sistema de aterramento específico da residência que deve seguir as exigências da norma ABNT NBR 5410:2004) antes de começar a usar o equipamento.
Atenção com as chuvas – Durante as chuvas, jamais faça manutenção em telhados e cercas elétricas, nem em equipamentos elétricos ligados à tomada. Observe se há goteiras e paredes molhadas ou úmidas para evitar o contato e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local. No caso de chuvas com raios e trovões, a primeira dica é retirar da tomada equipamentos como televisão, aparelho de som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Faça isso utilizando calçados com solados isolantes (de borracha). Se você estiver na rua, não fique em áreas abertas como campos de futebol, piscina, praias, perto de árvores, mastros ou locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. Procure um abrigo imediatamente. E ao primeiro sinal de alagamento, siga as orientações da Defesa Civil e só volte ao local quando for orientado pelos órgãos competentes.
Mantenha distância da rede elétrica – Jamais se aproxime de fios e cabos partidos e não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Ao realizar atividades próximas da rede elétrica, como obras, instalação de antenas ou manutenções em telhados, respeite a distância segura de pelo menos 3 metros. E caso algum objeto caia sobre a rede elétrica, jamais tente resgatar. Se for instalar cercas elétricas, jamais faça de forma improvisada. A instalação e parametrização de cercas só deve ser feita por profissionais qualificados, respeitando a lei nº 13.477/2017, as normas técnicas (ABNT NBR IEC 60335-2-76:2007) e com uso de equipamentos de segurança adequados. Vale lembrar que instalar cercas elétricas clandestinas é crime.
Ligações Clandestinas e intervenções irregulares na rede elétrica – Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), grande parte dos acidentes acontecem com pessoas não capacitadas que manuseiam a rede elétrica. Assim, a Equatorial não recomenda ligação de energia feita de forma clandestina e/ou por conta própria. Além dos riscos à vida, esta prática sobrecarrega a rede, causando faltas de energia e prejuízos a todos. Portanto, somente profissionais capacitados, habilitados e autorizados podem intervir na rede.
Uso do celular e aparelhos eletrônicos – Para evitar o superaquecimento, não exponha qualquer aparelho eletrônico ao sol, nem deixe-os em ambientes muito quentes. Se precisar atender uma ligação ou enviar mensagens enquanto o celular estiver carregando, desconecte-o da tomada. Atenção também para as marcas de carregadores, pois aqueles que não são originais, apesar de mais baratos, podem danificar os celulares e expor o usuário ao risco de choque elétrico, explosões e princípios de incêndio.
Quem também pode dar origem a um curto-circuito ou um incêndio é o famoso “T” (benjamim) quando usado para ligar vários equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo. O correto neste caso é usar o filtro de linha.
Mais dicas para evitar acidentes dentro de casa:
• Faça a manutenção periódica das instalações elétricas, revisando-as a cada 5 anos;
• Instale o sistema de aterramento, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e os dispositivos DRs (Diferencial Residual), pois estes equipamentos garantem a segurança em relação à eletricidade e previnem acidentes;
• Quando possível, substitua as tomadas fora do padrão (2 pinos) por tomadas do novo padrão (3 pinos);
• Prefira a instalação de novas tomadas ao invés de utilizar benjamins, extensões e “Ts”;
• Não utilize aparelhos eletrodomésticos em mau estado;
• Ao comprar cabos elétricos, atente para os requisitos exigidos pela legislação do INMETRO, ou seja, cabos certificados e compatíveis com a quantidade e a potência identificada no levantamento de carga;
• Não utilize emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa;
A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar retirar/tocar na pessoa que está recebendo a descarga, evitando assim uma possível nova vítima. A melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral, afastando a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha e ligar imediatamente para a emergência no 193 (corpo de bombeiros) ou 192 (SAMU).