Novembro: mês da segurança aquática

0comentário

Segurança Aquática
Novembro é o mês da segurança aquática e o apelo é para que todo mundo entre na luta pela diminuição dos índices de afogamento no Brasil, que infelizmente são altos. O afogamento é a segunda causa de morte acidental de crianças com idades entre um e 14 anos e deve ser evitado. Aprender a nadar, nesse caso, é uma habilidade vital para prevenir tais situações, seja no mar, rios, piscinas ou em qualquer outro ambiente aquático.

No Maranhão, não há dados contabilizados de afogamento, mas situações semelhantes são muito comuns e acontecem nas praias, rios e dentro de piscinas de condomínios, embora nem sempre divulgadas. A atuação do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal é muito importante no sentido da prevenção de casos dessa natureza, quer envolvendo crianças ou adultos, na orla marítima da capital.

Em São Luís, uma das escolas de natação engajadas é a Academia Viva Água, que tem programação especial para crianças que praticam natação, com aulas de sobrevivência em seu complexo aquático. A programação, que teve início terça-feira (3), será realizada até o dia 7. Estão previstas ainda palestras sobre o assunto e também mais uma edição do projeto “Sopro de Vida”, voltado para a prevenção de afogamentos.

De acordo com a professora Denise Araújo, diretora da Viva Água, os alunos receberão dicas de como prevenir acidentes na água e também de como sair de situações críticas, como, por exemplo, cair na água com roupas do dia-a-dia.

Sem comentário para "Novembro: mês da segurança aquática"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS