Conhecer e debater para aprender a respeitar, melhor defender e valorizar ainda mais! Assim pode ser resumido o evento I Ciclo de Diálogos “Povos Indígenas: Educação, Saúde e Direito” promovido pelo CEST – Faculdade Santa Terezinha em seu auditório, na tarde da segunda – feira (17.04).
A realização foi uma ação conjunta dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Integraram a comissão organizadora a Prof.ª Ma. Emanuelle do Espírito Santo Alves do Nascimento; o Prof. Me. José Hailton Costa Coelho; o Prof. Dr. Leandro Augusto Dos Remédios Costa e a Prof. ª Ma. Glaucia Fernanda Martins Batalha.
Segundo a Diretora Geral da Faculdade Cest, Profa. Ma. Maria de Nazareth Mendes esse evento foi de suma importância para os alunos e docentes dos cursos envolvidos e demais participantes, pois agregou uma nova perspectiva sobre educação, saúde e direito dentro e fora dos territórios indígenas; por meio de uma visão deocolonial, específica, inclusiva e diferenciada sobre a vida dos povos originários.
O evento foi aberto também à comunidade mediante inscrições. E contou como palestrantes com os indígenas: Profa. Inay’Uri Guajajara, graduada em Licenciatura Intercultural Indígena; Ciências da Linguagem; Gestão Ambiental e Territorial e Gestão em Saúde Indígena. Ela atua como Gestora Estadual Coordenadora da juventude indígena TUPI-JÊ do Maranhão; sendo também formadora em cursos em educação Indígena. Outra palestrante foi a artesã Tünycwyj – Rosa Tremembé, pertencente ao povo Tremembé do Maranhão. Ela é membro da articulação da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.
Também palestraram o Prof. Magno Guajajara, pedagogo, graduado em Licenciatura Intercultural e técnico em Gestão Ambiental e Territorial. E
Maria Gamella – Pjihcre Akroá Gamella, componente da articulação e mobilização do povo Gamella e do Conselho do povo Gamella; que defende o papel da mulher indígena Gamella. E Ana Caroline Oliveira, professora permanente do programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PPGCULT UFMA). Ela é membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia -ABA, da Associação Portuguesa de Antropologia-APA e Membro da Salsa- Society for the Anthropology of Lowland South America. Compõe o Grupo de Trabalho Índios na História da ANPUH-Seção Maranhão.