“É uma conquista importante”, diz Carlos Lula sobre inauguração da Casa TEA 12+

0comentário
Carlos Lula durante a inauguração do Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com TEA – Casa TEA 12+

O deputado Carlos Lula (PSB) acompanhou, nesta terça-feira (4), a entrega do Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com TEA – Casa TEA 12+. A unidade, que integra a rede estadual de serviços especializados, foi inaugurada pelo governador Carlos Brandão (PSB) e pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Carlos Lula destacou a importância da continuidade da política de cuidados da pessoa com TEA no Maranhão. “Esse é um sonho antigo que estamos concretizando hoje, onde pessoas com mais de 12 anos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão dar continuidade aos seus tratamentos. É uma conquista importante e simbólica que dá continuidade às políticas públicas de saúde”, destacou.

Segundo governador Carlos Brandão, das 300 obras a serem entregues ao longo dos próximos dias, essa é a mais importante. “Nós não tínhamos equipamentos que atendessem autistas com mais de 12 anos e esse é o primeiro do Nordeste, com capacidade de realizar mais de 10 mil atendimentos por mês”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A unidade vai ofertar serviços de Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Assistência Social, Musicoterapia e Arteterapia.

O parlamentar relembrou as conquistas alcançadas para as pessoas com autismo ao longo dos últimos anos. “Fico muito feliz em poder ter iniciado essa caminhada. Entregamos o primeiro espaço especializado para pessoas com TEA no Olho d’Água, quando eu ainda era secretário de Saúde. Logo após, entregamos também a primeira Casa TEA para crianças de até 12 anos”, recordou.

Carlos Lula, enquanto secretário de Saúde, implantou o serviço de atendimento às crianças com TEA no Maranhão por meio do CER do Olho d’água com a Casa TEA e a Casa Ninar. Agora, na Assembleia Legislativa do Maranhão, está legislando em favor dessa causa.

O parlamentar propôs o projeto de lei que institui o Estatuto de Direitos da Pessoa com TEA no Maranhão, cujo objetivo é reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar todos os direitos das pessoas com TEA, visando sua inclusão social, cidadania participativa plena e efetiva.

Serviço

Na Casa TEA 12+, os pacientes poderão ter acesso ao serviço por meio de encaminhamento de médico do SUS com o diagnóstico TEA ou suspeita. O paciente entra para a assistência e pode sair após um ano ou já entrar direto no serviço de refinamento de habilidades para trabalhabilidade e vida funcional autônoma.

O novo serviço, que começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (10), será responsável por cobrir uma lacuna assistencial no serviço especializado terapêutico a jovens e adolescentes.

Sem comentário para "“É uma conquista importante”, diz Carlos Lula sobre inauguração da Casa TEA 12+"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS