Não é fácil ser mulher e saudável, há muitos fatores que levam ao desequilíbrio feminino, e por isso toda a atenção é necessária, para manter a saúde em dia e uma vida bem equilibrada, física e mentalmente.
O organismo da mulher passa por várias transformações ao longo dos anos. Existem questões naturais que provocam mudanças físicas nas mulheres, em fases como puberdade, a gestação e a menopausa. Além destes, há fatores externos como as jornadas múltiplas de trabalho dentro e fora de casa; as cobranças estéticas em prol de juventude e beleza; além do estresse causado por diversos aspectos, incluindo-se preconceitos, situações de assédio e discriminações.
O certo é que cada fase da vida pede cuidados específicos com a saúde, em todas elas, as consultas regulares com pelo menos médicos como clínico geral e ginecologista são essenciais. Mas cada mulher tem necessidades diferentes, incluindo-se também históricos familiares a serem levados em conta, como por exemplo, casos de câncer na família, que vão requerer atenção redobrada.
Para as servidoras estaduais contribuintes do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão vale lembrar que a Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz oferece exames e consultas em diversas especialidades, com muito conforto, qualidade e comodidade; sob a direção geral de Plínio Tuzzolo.
Localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo, a Policlínica oferece exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas realizados pelo Laboratório Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país.
Entre as doenças mais comuns em mulheres adultas, que merecem atenção e cuidados, destacam-se: Infecção urinária, comum durante a gestação e a menopausa e cujo principal sintoma é dor/ardor ao urinar. Outra enfermidade é a Endometriose, doença crônica que provoca cólicas menstruais e pode levar à infertilidade. Osteoporose é comum em mulheres, e entre os sintomas estão dor nas costas e quadris e diminuição da altura. A depressão é cada vez mais recorrente entre mulheres é a depressão, que leva a sintomas de esgotamento físico e mental, ansiedade, tristeza profunda e irritabilidade. E há também doenças silenciosas, que se instalam sem sintomas sinais, como as alterações de pressão arterial e doenças cardíacas; além de câncer de mama e do colo do útero.
O acompanhamento médico e os exames periódicos são indispensáveis e devem no mínimo anuais. Eles podem diagnosticar alterações da saúde da mulher mesmo antes da presença de algum sintoma, e assim, aumentando as chances de tratamento e cura. Entre os exames mais recomendados para o público feminino estão a Mamografia; oUltrassom de mamas;Ultrassom transvaginal; aDensitometria ósseaeExames Hematológicos, Sorologias e Dosagens Hormonais, com os seguintes exames de sangue: hemograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum, creatinina, HIV, sífilis, hepatites B e C, THS, T4livre, FSH, LH. Mas todos eles devem ser feitos somente com solicitação médica, baseada em exame físico da paciente.