Nestes 14 anos de funcionamento do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com Secretaria de Segurança do Estado por meio do delegado Joviano Furtado criou a Ação Resgate que tirou mais de 1.800 pessoas em situação dependência química das ruas . Durante a pandemia retirou e acompanhou 215 moradores em situação de rua nos alojamentos do estádio Castelão dando assistência médica e psiquiátrica. Foi criada uma unidos de suporte para acolhimento integral 24 horas pelo CAPS AD, a unidade de acolhimento com 15 vagas q a nove anos pode ajudar a reintegrar na sociedade pessoas em situação de vulnerabilidade e dependência química.
Somente este ano fora realizada 30 ações resgate com a retirada de 89 usuários em situação de rua que faziam uso de drogas. Nestas ações foram feitos ainda mais de 15 .000 atendimentos a comunidade consulta médica e psiquiátrica , além de exames clínicos e laboratoriais para população em geral. O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo. O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.