Osteoporose acomete uma a cada três mulheres e um a cada cinco homens no mundo, alertam especialistas
Conhecida como uma doença de idosos, a osteoporose começa a se desenvolver ainda na juventude, fica “escondida” e costuma dar seus primeiros sinais após os 50 anos.
De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil. Mas apenas 20% desse total sabem que têm a doença, que provoca cerca de 200 mil mortes por ano no país.
Especialistas alertam que a osteoporose é uma doença silenciosa, pois raramente apresenta sintomas antes de sua consequência mais grave: as fraturas. Os riscos aumentam com o avançar da idade, como explica o professor e coordenador do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio São Luís, Gabriel Araujo. “A chance de ter a doença é influenciada pela idade, pelo gênero e pela origem étnica. Normalmente, quanto mais idoso o paciente, maior é o risco”.
Causas
A principal causa da osteoporose é a ausência ou déficit de vitamina D nos ossos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% das pessoas acima dos 65 anos apresentam níveis de vitamina D no organismo abaixo do normal.
As mulheres são mais suscetíveis à perda óssea do que os homens. Entretanto, os homens também podem ser acometidos com a doença. “Cerca de 20 a 25% de todas as fraturas de quadril ocorrem em homens mais velhos e eles têm maior probabilidade de ficar com uma deficiência e de morrer após uma fratura de quadril”, complementa Gabriel.
A aposentada Aricelia Batista Beckman, 59, adquiriu a doença devido ao uso de medicamentos para controlar outro problema de saúde. “Desenvolvi a osteoporose precoce por causa do tratamento com corticoide. Hoje, a osteoporose regrediu e tenho um quadro só de osteopenia, que é a condição antes do diagnóstico. Por conta da doença, já sofri fratura na coluna e na bacia no passado”, relata.
Tratamento
A osteoporose não tem cura, segundo especialistas, mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação balanceada e exercícios físicos que deverão ser seguidos por toda vida.
Sobre a data
O Dia Mundial de Combate à Osteoporose é celebrado anualmente em 20 de outubro. Esta data serve para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter para prevenir a doença, que já é considerada o segundo maior mal em nível mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.