Equatorial Maranhão forma 25 novos profissionais por meio da Escola de Eletricistas

0comentário

Projeto pioneiro promove formação gratuita de eletricistas gerando educação, emprego e renda

A Equatorial Maranhão formou nesta terça-feira (20), 25 novos profissionais, por meio da Escola de Eletricistas, projeto de capacitação gratuita idealizado pela Distribuidora para a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. Esse projeto faz parte do Programa E+ Profissional da Equatorial, que visa preparar pessoas para o mercado de trabalho, promovendo qualificação profissional.

Durante o evento de certificação, que aconteceu no auditório do SENAI, estiveram presentes o Diretor de Relações Institucionais José Jorge Soares, o Diretor Regional do SENAI, Raimundo Arruda, o Diretor da DPL, Adoaldo Fernandes, além de representantes da Equatorial e SENAI.

Escola de Eletricistas foi realizada por meio do SENAI Monte Castelo, que ministrou as aulas e certificou os alunos. Esta foi a primeira turma do projeto, que iniciou as aulas em 27 de maio. Ao longo desses 4 meses os alunos receberam ajuda de custo para apoiar na capacitação, comcarga horária de 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante. Além disso, os alunos também receberam orientações sobre todas as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica.

A Engenheira da Equatorial Energia, Yasmin Oliveira, que está à frente do projeto, reforça a importância desse tipo de iniciativa. “Em meio a um cenário desafiador a Equatorial Maranhão está oferecendo uma oportunidade à sociedade que busca recolocação e formação profissional, capacitando-os a participarem de processos seletivos e inseri-los com rapidez no mercado de trabalho. E para nós, ter 100% da turma concluindo essa capacitação com sucesso, sem desistências, é motivo de mais alegria ainda. Agora vamos acompanhar e indicar esses profissionais para as oportunidades de mercado e seguir para formar mais 25 profissionais até o fim do ano ”, explica Yasmin. 

Serão 50 novos profissionais eletricistas formados no Maranhão até o final do ano. O programa contempla também 112h de curso comportamental, que tem o intuito de apoiar as pessoas no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. As também incluem direção defensiva e condução de veículos com tração 4×4, ampliando as oportunidades de empregabilidade.

Para o Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Leite, essa é uma grande oportunidade para os novos profissionais, além de ser uma grande satisfação para a Equatorial poder proporcionar isso. “Foram quase 4 meses aprendendo muito mais do que a parte técnica, mas aprendendo a fazer com segurança para levar acima de tudo a satisfação para os clientes. Nós da Equatorial sempre primamos pela excelência e qualidade, por isso escolhermos o SENAI para levar conhecimento a profissionais. Nós treinamos e investimos em pessoas que vão trabalhar com outras pessoas, realizando atividades que vão levar satisfação, por meio do trabalho do eletricista, que é de imensa importância para a sociedade. São cidadãos formados para levar melhores dias para os nossos clientes”, enfatizou José Jorge.

Durante a certificação, o aluno Luis Claudio Muniz, que foi o orador da turma, destacou a importância dessa oportunidade e o quanto foi gratificante poder participar. “Gratidão é o grande sentimento aqui, estou com essa grande oportunidade de me formar em algo muito novo na minha vida, uma área que eu nunca tinha lidado antes. Tem sido uma experiência engrandecedora e espero poder aproveitar muito bem no mercado de trabalho e aplicar tudo isso. Algumas dificuldades apareceram, mas superamos e alcançamos nosso objetivo de nos formar e estarmos prontos para o mercado. A energia é um segmento que está em constante expansão e é essencial, por isso espero ter a oportunidade de aplicar tudo isso na prática”, enfatizou Luis Claudio. ”

Já a aluna Naianna Paula Silva, única mulher dentre os 25 alunos da turma, foi laureada por ter obtido as melhores notas e assiduidade máxima durante o curso. “O sentimento é de gratidão por ter passado por todas as dificuldades, pelos aprendizados em sala de aula quanto em campo, e com certeza nossas expectativas são as melhores possíveis, pois agora saímos daqui profissionais qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Minha expectativa é ingressar no mercado e colocar em prática tudo que aprendi”, destacou Naianna.

A segunda turma da Escola de Eletricistas está em andamento e deve ter sua conclusão em dezembro deste ano. O Programa E+ Profissional é uma iniciativa da Equatorial alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária e que tem como um dos objetivos prioritários promover Educação de Qualidade, até 2030.

Sem comentário para "Equatorial Maranhão forma 25 novos profissionais por meio da Escola de Eletricistas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS