Para todos que atuam na APAE de São Luís há 51 anos, todo os dias são de luta em prol das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Em especial no 21.09, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A APAE de São Luís ao longo dos anos foi ampliando sua atuação e atualmente a entidade presta serviços de reconhecida excelência nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação (Escolarização, Educação e Qualificação Profissional e Inclusão no Mercado de Trabalho), Reabilitação, Arte e Cultura. Em todas essas frentes, a instituição promove uma verdadeira transformação na qualidade de vida de milhares de alunos com deficiência e de seus familiares, e sobrevive com recursos federais e estaduais; além de doações de empresas e pessoas físicas.
É uma organização social civil assistencial, educacional, filantrópica e sem finas lucrativos, que trabalha com afinco para promover a atenção integral à pessoa com deficiência.
“Também representamos o movimento da pessoa com deficiência perante organismos municipais, estaduais e nacionais, para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, lutando pela perspectiva da inclusão social desse público que merece todo o respeito e condições de vida mais dignas”, declara o Presidente da entidade Sebastião Vanderlaan Rolim.
A gestora da APAE de São Luis Christiane Diniz lembra que ainda há muito a ser feito em prol da inclusão:
“No Brasil temos mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, mas infelizmente o que predomina ainda é a discriminação, o capacitismo, o infantilismo, ou seja, as barreiras atitudinais. Nosso papel vai além da busca por esses direitos e garantias, mas sobretudo, garantir a participação ativa na sociedade das pessoas com deficiência e com igualdade de direitos e de tratamento” explicou a gestora.