Sinal 5G predomina na área nobre de São Luís

0comentário

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou, nesta segunda-feira (19), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada ano passado, a ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel em São Luís e em outras seis capitais. Dos 25 bairros da capital maranhense estão aptos a receber a conexão de quinta geração (confira a lista completa abaixo), a grande maioria localizados na área classificada como nobre, incluindo a Península da Ponta d’Areia, o Calhau e o Olho d’Água, e em redutos de classe média da cidade, a exemplo da Cohama, Vinhais, Ipase e Bequimão.

Do total de bairros de São Luís que estão recebendo o sinal 5G nesta primeira leva, menos da metade são considerados populares, apesar dessas localidades abrigarem a imensa maioria da população da cidade. Da lista fazem parte Alemanha, Vila Palmeira, Tirirical, Vicente Fialho, Cantinho do Céu, Rio Anil, Cruzeiro do Anil e Maiobinha.

São Luís deverá ter 14 estações 5G ativadas até novembro

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju/SE, cinco em Boa Vista/RR, 11 em Campo Grande/MS, oito em Cuiabá/MT, 13 em Maceió/AL, 14 em São Luís/MA e 11 em Teresina/PI.

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Vitória/ES. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18/8, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Tal medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do Gaispi, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Kit gratuito para inscritos no Cadastro Único

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Bairros de São Luís com sinal 5G em São Luís:

UFMunicipioBAIRROPresença 5G
MASão LuísTiriricalSim
MASão LuísTuruSim
MASão LuísAuroraSim
MASão LuísCohatracSim
MASão LuísCruzeiro do AnilSim
MASão LuísCohafumaSim
MASão LuísVinhaisSim
MASão LuísMaiobinhaSim
MASão LuísIpaseSim
MASão LuísBequimãoSim
MASão LuísOlho d’ÁguaSim
MASão LuísCalhauSim
MASão LuísCohajapSim
MASão LuísVicente FialhoSim
MASão LuísCantinho Do CéuSim
MASão LuísAngelimSim
MASão LuísRio AnilSim
MASão LuísVila PalmeiraSim
MASão LuísCohamaSim
MASão LuísSanta EuláliaSim
MASão LuísAlemanhaSim
MASão LuísPonta do FarolSim
MASão LuísJardim RenascencaSim
MASão LuísJardim São FranciscoSim
MASão LuísPonta d´AreiaSim

Sem comentário para "Sinal 5G predomina na área nobre de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS