PRF prende homem pela quarta vez transportando animais silvestres sem autorização em Caxias (MA)

0comentário

Na noite da última quinta-feira (1º), policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um carro de passeio que transportava ilegalmente no porta-malas, em três gaiolas grandes, pássaros silvestres das espécies Curió, Trinca-ferro e Pipira-Azul, no km 576 da BR-316, próximo ao povoado Brejinho, no município de Caxias.

Durante abordagem, ao ser solicitada a documentação do condutor e do veículo, em consultas aos sistemas, os policiais verificaram que já havia registro de ocorrência criminal para o condutor e, ao ser realizada busca no interior do veículo, foram encontradas no porta-malas três gaiolas grandes com um total de 161 pássaros, com 117 na primeira gaiola da espécie Curió, 29 na segunda também da espécie Curió, e a terceira gaiola com 13 pássaros da espécie Trinca-Ferro, e dois da espécie Sanhaçu-Cinzento, também chamados de Pipira-Azul.

Os animais eram transportados em pequenos espaços, privados de comida e água, o que caracteriza maus-tratos.

O envolvido informou que veio de Fortaleza/CE para a cidade de Zé Doca, no estado do Maranhão, e que se dirigiu até a zona rural onde adquiriu todos os animais.

Esta é a quarta vez que PRF prende o envolvido pelo mesmo motivo. A primeira foi em fevereiro de 2018 em Mossoró/RN, a outra em março de 2020 em Chorozinho/CE, e a mais recente em maio deste ano, em Caxias.

O veículo do crime ficou retido na UOP de Caxias para encaminhamento ao órgão ambiental competente. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA na cidade de Teresina/PI.

O detido foi qualificado como autor de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Sem comentário para "PRF prende homem pela quarta vez transportando animais silvestres sem autorização em Caxias (MA)"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS