A primeira edição do projeto Futebol Inclusivo foi um sucesso. A iniciativa, que contou com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e da Construnorte Materiais de Construção por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de Bacabal, fomentou a prática esportiva a escolinhas que atendem crianças carentes regularmente na cidade de Bacabal. Na semana passada, o projeto promoveu minicampeonatos de futebol nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14. No fim, as equipes do Barcelona, Corinthians e Verona sagraram-se campeãs. As disputas ocorreram no Estádio Merecão.
Mais do que uma competição, o projeto Futebol Inclusivo teve um caráter social e de fomento ao esporte. Todas as escolinhas participantes do evento foram agraciadas com uniformes completos (camisas, calções e meiões), coletes de treinamentos e bolas oficiais.
“O Futebol Inclusivo foi um grande sucesso na cidade de Bacabal. Conseguimos incentivar a prática do esporte entre crianças carentes. Todas as escolinhas participantes receberam uniformes, coletes e bolas oficiais, que serão de grande importância para suas atividades diárias. Só temos a agradecer ao governo do Estado e à Construnorte por terem acreditado e incentivado esta iniciativa”, afirmou Waldemir Rosa, coordenador-geral do projeto.
Ao término de cada minicampeonato do Futebol Inclusivo, houve a solenidade de premiação com entrega de troféu e medalhas para as equipes campeãs, além da entrega de medalhas de participação para as equipes que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares. As bolas oficiais foram distribuídas entre as equipes participantes obedecendo a uma proporção de acordo com a posição do time: os campeões receberam 20 bolas, os segundos colocados garantiram 15 bolas, os terceiros colocados ganharam 10 bolas e as equipes que ficaram na quarta posição levaram cinco bolas.
Torneios
Se fora das quatro linhas o Futebol Inclusivo foi um sucesso ao beneficiar escolinhas que possuem trabalhos sociais nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14, dentro de campo foram realizadas boas disputas. No Sub-10, a garotada do Barcelona sagrou-se campeã ao derrotar o Real Madrid por 3 a 2 na final.
Já na decisão do torneio da categoria Sub-12, o Corinthians levou a melhor sobre o JC Lideral e garantiu o título com uma vitória por 2 a 0. Enquanto isso, no Sub-14, o título ficou com o Verona, que venceu o Corinthians por 1 a 0.
Todos os detalhes do Futebol Inclusivo estão disponíveis no Instagram oficial do evento (@futebolinclusivo.bacabal). O projeto conta com os patrocínios com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e da Construnorte Materiais de Construção por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de Bacabal.
CLASSIFICAÇÃO FINAL SUB-10
Campeão: Barcelona
Vice-campeão: Real Madrid
3º lugar: Desportiva
4º lugar: Verona
CLASSIFICAÇÃO FINAL SUB-12
Campeão: Corinthians
Vice-campeão: JC Lideral
3º lugar: Bom de Bola
4º lugar: Desportiva
CLASSIFICAÇÃO FINAL SUB-14
Campeão: Verona
Vice-campeão: Corinthians
3º lugar: Real Madrid
4º lugar: Portuguesa