Com o passar dos anos, os pets se transformaram em verdadeiros integrantes da família, recebendo todos os cuidados necessários para uma vida saudável e confortável. Tratamentos para os pelos, tosa, vacinas e pele, mas você já parou para pensar nos dentinhos do seu companheiro de 4 patas?
Para esclarecer melhor sobre o assunto, a médica veterinária da PetMania, Jayanna Maia explica os sinais que os bichos dão quando estão com algum desconforto nos dentes. Em casos de dor, a veterinária explica: “O tutor pode observar que o animal está comendo menos ou não comendo, principalmente alimentos mais sólidos ou comendo bem devagar. Podem apresentar aumento de volume na região afetada”.
Lembrando que não é apenas a dor de dente que seu animalzinho pode sofrer, os problemas mais recorrentes encontrados são os cálculos dentários (tártaros), comunicação/ fístula oronasal, gengivite, dentes de leite persistentes, lesões endodônticas.
A melhor forma de prevenção desses problemas, é a escovação. A veterinária informa que é recomendado uma escovação diária, porém, não é nossa realidade. Então deve ser feito pelo menos semanalmente, para garantir a saúde bucal.
Uma outra curiosidade é que assim como os humanos, os pets também possuem dentes de leite e passam pela fase de troca. “Até o 7 mês de vida todos os dentes já sejam permanentes”, concluiu a especialista.
Agora que você já sabe sobre a importância de cuidar da saúde bucal do seu amiguinho, que tal procurar um especialista e realizar uma consulta para saber como anda a situação. Boa dica, não é mesmo?