O “Mais Querido” do Maranhão celebra 99 anos de muitas glórias!

0comentário

Assim como o Cuscuz Ideal, o Sorvete de Coco, a cachaça Tiquira, o Guaraná Jesus, a Farinha Biriba, o Cuxá, o Sampaio Corrêa é um dos orgulhos dos maranhenses. E a Bolívia Querida de maior torcida do Maranhão, completa 99 anos de tantas glórias, histórias e um orgulho que não cabe no peito. Um dia para celebrar a tradição e enaltecer o clube que ostenta os maiores títulos do Estado.  

O Sampaio Corrêa Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de São Luís do Maranhão. O clube foi fundado em 25 de março de 1923 por um grupo de jovens operários praticantes do futebol amador. O nome do clube foi inspirado no Hidroavião Sampaio Corrêa II, que amerissou (termo usado para pouso de aeronaves aquáticas) na capital maranhense em dezembro de 1922.

O Sampaio Corrêa dos clubes maranhenses é o mais popular no cenário nacional do futebol brasileiro, o clube é o principal e o de maior torcida do Maranhão e um dos maiores do Nordeste. A Bolívia Querida tem o “tubarão” como mascote e suas cores são o vermelho, o verde e o amarelo. Costuma mandar seus jogos no Estádio Castelão. Seus principais adversários são o Moto Club e o Maranhão Atlético Clube, com quem compartilha as maiores rivalidades do futebol maranhense.

É o clube que possui a maior quantidade de títulos do Campeonato Maranhense com 35 conquistas, sendo oito delas de forma invicta, e é o único do Maranhão que venceu a Copa Norte (em 1998) e a Copa do Nordeste (em 2018), sendo, desta maneira, o único clube do Brasil a ser campeão de dois regionais distintos. É também a única agremiação brasileira a ter sido campeã de três divisões nacionais diferentes – a Segunda Divisão de 1972 (atual Série B), a Terceira Divisão de 1997 (atual Série C) e a Série D de 2012.

Em competições nacionais, soma participações em 12 edições na Série A do Campeonato Brasileiro (considerando a era da Taça Brasil), 18 na Série B do Brasileiro e outras 26 na Copa do Brasil. O Sampaio Corrêa é ainda a única equipe maranhense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1998, tendo alcançado a fase semifinal.

Salve a Bolívia Querida de maior torcida desse Maranhão. 99 anos de tantas glórias, histórias e um orgulho que não cabe no peito. Um dia para celebrar a tradição e enaltecer o clube que ostenta os maiores títulos do Estado.

O Sampaio Corrêa está no caminhando para se firmar cada vez mais como uma das grandes marcas do futebol nacional.

Todo torcedor do Sampaio Corrêa tem que se orgulhar, bater no peito e bradar sou “boliviano”, espalhar aos quatro cantos a alegria de levar o time do povo no coração.

Salva, salve, Sampaio Corrêa. O futuro é hoje, e as glórias de ontem serão eternamente os reflexos para as muitas estações de conquistas vindouras.

Sem comentário para "O “Mais Querido” do Maranhão celebra 99 anos de muitas glórias!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS