O projeto social intitulado como “Por Elas”, foi idealizado como objetivo de combater a pobreza menstrual no meio de mulheres que estão em situações de vulnerabilidade na capital São Luís.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo QG Feminista, 12,5% das mulheres ao redor do mundo estão em condições de pobreza menstrual, sendo no Brasil cerca de 19% das mulheres entre 18 e 25 anos que não possuem condições de comprar absorvente devido ao elevado preço.
No mês de março, que é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, foi dado início ao projeto em que as pessoas que desejarem fazer doações de produtos de higiene, tendo como foco principal o absorvente, poderão comparecer ao ponto físico de coleta, que fica localizado no Rio Anil Shopping, no corredor próximo ao Supermercado Mateus e a loja Samsung.
Saiba mais
Você sabia que milhares de mulheres são expostas a todo o tipo de violência sexual, social e moral todos os dias? O Projeto “Por Elas”, sabe que essas cidadãs precisam de um olhar diferenciado e fazer o possível para mudar essa realidade.
Pobreza menstrual: “Meninas por todo o mundo faltam às aulas durante o período menstrual ou, até mesmo, deixam a escola. Meninas e mulheres por todo o mundo sofrem estigmas sociais causados pela menstruação. Meninas e mulheres por todo o mundo não têm acesso a produtos básicos de higiene menstrual e saneamento básico.”
Sobre o Projeto
O projeto nasceu com o sonho de mudar esse cenário e, posteriormente, foi se ampliando. É o primeiro e único projeto no Maranhão voltado para a pobreza menstrual, estando entre os poucos em panorama nacional.
A principal missão é unir e mobilizar um grupo de pessoas para pensar e realizar ações para mulheres em São Luís – MA, proporcionando acolhimento e melhores condições para aquelas que estão em situações vulneráveis.