Autoconhecimento e domínio da oratória são habilidades indispensáveis a quem deseja se tornar líder de sucesso

0comentário

Para se tornar um líder de sucesso, não basta conhecimento técnico. Seja um empreendedor, executivo, profissional experiente ou recém-formado em qualquer área, é preciso ter em mente que, cada vez mais, a forma como se é visto no mercado é capaz abrir ou fechar muitas portas, em um mercado cada vez mais competitivo.

“Dependendo da forma como se é percebido especialmente pela própria equipe interna, é possível motivar os colaboradores a cumprirem o propósito de trabalhar com entrega verdadeira”, pontua a especialista em oratória da Vox2you São Luís, Giselle Moreira.

Se a marca pessoal é importante para todos os profissionais, independentemente de onde estão e aonde querem chegar, para quem se tornar um líder de respeito, ela é fundamental. Apesar de não ser tão claro para muita gente, existem muitas diferenças entre ser chefe e ser líder.

“A principal e mais importante diferença está na capacidade de envolvimento, de convencimento das equipes. Isso também passa pela imagem verdadeira que você transmite”, ressalta a especialista.

Oratória e liderança

Sem dúvidas, ter carisma e cultivar uma boa relação com as pessoas são habilidades indispensáveis a quem deseja crescer profissionalmente. Mas, antes mesmo disso, é preciso ter cuidado as possíveis falhas na comunicação. “O líder precisa ser assertivo em tudo: em reuniões, entrevistas ou durante negociações com clientes”, destaca Giselle. É nesse processo que entra em cena a necessidade de dominar a oratória.

Veja a seguir 4 ferramentas que a oratória proporciona e podem levar o líder a cumprir seus desafios diários, em equipe.

1.       Persuasão

Baseada fundamentalmente em recursos emocionais, a persuasão é uma técnica eficaz quando se quer levar alguém a tomar uma decisão ou formular uma opinião. Mas, para “plantar essa semente” no outro, o próprio líder precisa ter ideias bem formadas, do contrário, pode vir a ser facilmente manipulado por outros colaboradores, ou perder negócios importantes pela falta de capacidade de convencimento.

2.       Credibilidade

Transparecer confiança é fundamental. Por mais confiável que você seja, é preciso treinar para conseguir falar com firmeza e ternura ao mesmo tempo, demonstrando total controle das situações. Isso passa pelas palavras escolhidas no discurso, controle da linguagem corporal e pela construção de uma “gaveta” de saídas de improviso para situações imprevistas.

3.       Assertividade

Ser assertivo na comunicação implica em respeitar o tempo da pessoa com quem se fala. É preciso ir direto ao ponto, sem rodeios, sem enrolação. Mas a informação que se pretende repassar precisa ser entregue ao receptor já “lapidada”, ou seja, resumida e atraente ao mesmo tempo.

4.       Gerenciamento de crise

Existem crises internas e externas. Em ambas as situações, um líder é sempre cobrado a se posicionar de forma adequada, a fim de gerenciar a tensão do momento sem causar ainda mais problemas. Com uma boa comunicação, é possível resolver um problema antes mesmo que ele se transforme em uma crise. E não há como resolver questões que você, simplesmente, não conhece; portanto, sempre se coloque como ouvinte da equipe, escute e sinta o que os colaboradores têm a dizer.

Workshop

Para quem se interessa pelo assunto e quer se aprofundar nos conhecimentos para aprimorar a performance pessoal e profissional, visando ou não a liderança, a especialista Giselle Moreira é a facilitadora dos workshops desenvolvidos pela Vox2you São Luís. Recentemente, a escola de oratória, que é a maior da América Latina, ofereceu um workshop específico para comunicação de lideranças, totalmente gratuito.

Na aula, os alunos aprenderam como passar mais confiança e credibilidade; usar gestos e expressões de forma correta; estimular a criatividade na resolução de problemas; interpretar no detalhe a comunicação do cliente; utilizar técnicas de networking eficazes; ser mais persuasivo e influente; utilizar o marketing pessoal; e dominar técnicas poderosas, como o Rapport” e o chamado “Feedback Sanduíche”.

Para não perder a oportunidade de participar de outros momentos como esse, basta seguir a escola nas redes sociais (@vox2you.saoluis) e acompanhar todas as notícias e novidades.

Sem comentário para "Autoconhecimento e domínio da oratória são habilidades indispensáveis a quem deseja se tornar líder de sucesso"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS