Os árbitros maranhenses estão entre os piores do Brasil

2comentários

Não há um time na Copa União que ainda não tenha reclamado de erros de arbitragem. São gols em impedimento, pênaltis não marcados, pênaltis inventados, impedimentos marcados irregularmente, impedimentos não marcados e gols legítimos que são anulados, sem contar lances duvidosos que, na teoria, têm menor importância.

Todos os jogos das semifinais do returno da Copa União tiveram falhas grosseiras dos árbitros. No Santa Quitéria x Moto, Jucelino Souza, deixou de marcar um pênalti explicito e anulou um gol legal da Raposa. Por conta dos erros, ele passará 20 dias na geladeira, porém, as falhas dele ajudaram o Papão a se classificar para a final e o Santa Quitéria ficou no prejuízo. Pior foi a arbitragem de Robson Martins Ferreira na partida de volta, pois os dois times saíram reclamando dele.

O mesmo Robson Martins Ferreira trabalhou na primeira partida da outra semifinal Sampaio 0 x 2 Iape e prejudicou o Tricolor ao anular um gol de Célio Codó, que fez falta no jogo de volta e eliminou Tubarão da competição. E no jogo de volta o árbitro Jorge Luis Viana da Silva também cometeu erros de arbitragem ao deixar de expulsar o volante do Canário, Tim Marcos, que deu um chute no rosto do atacante Bruni Ítalo.

Porém o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Lucas Lindoso, não vê falta de qualidade da arbitragem e diz que os árbitros estão mais preparados. No entanto, descordo dele, pois é necessário distinguir erro de arbitragem e arbitragem ruim. Apesar de lances mais polêmicos, a alta quantidade de erros mostra que temos os piores árbitros do Brasil.

Não acredito que algum deles tenha se vendido, pois conheço a maioria deles e sei que não estão errando por motivos espúrios, mas por incompetência. A grande prova é que de cerca de 30 árbitros apenas o Mayron Frederico conseguiu entrar para o quadro da CBF e não temos nenhum no quadro da Fifa.

É por isso, que sou favorável a importação de árbitros, principalmente, em jogos decisivos. O intercâmbio de profissionais ajudará a melhorar o nível dos profissionais locais, que passaram a aprender com os de fora. Essa idéia o Lucas Lindoso pode por em prática no Estadual se ele ainda acontecer, para evitar que times como Sampaio e Santa Quitéria sejam eliminados de disputas pela arbitragem.

2 comentários para "Os árbitros maranhenses estão entre os piores do Brasil"


  1. NEY FARIAS CARDOSO

    MÁRCIO,
    SEREM OS PIORES NÃO É PRERROGATIVA APENAS DOS “APITADORES” MARANHENSES. OS ÁRBITROS BRASILEIROS, DE UMA FORMA GERAL, SÃO OS PIORES DO MUNDO! NÃO SE SALVA UM! ASSISTA A QUALQUER PARTIDA CONDUZIDA POR HEBER ROBERTO LOPES, POR EXEMPLO, E VERÁ COMO TENHO RAZÃO.

  2. José Glaúcio

    Caro Mario, seu comentário com relação a arbitragem do maranhão que está entre os piores do Brasil é de uma injustiça tremenda, isso mostra o quanto voçê é leigo e não tem nenhum conheimento das regras do jodo de futebol. Portanto quando você diz que todas as equipes reclamaram da arbitragem durante seus jogos, você dá uma demonstração de que não acompanha o futebol do maranhão, comenta conforme sua conveniencia, ou seja, conforme o que os dirigentes dos clubes falam. Entretanto, antes de olhar para o defeito alheio olhe para o seu que comenta futebol sem nenhum conhecimento(leigo total). Por fim, gostaria que você fizesse um comentário sobre a imprensa esportiva do maranhão que na minha modesta opinião é parcial e muita das vezes direcionada.
    Só pra aclarar sua memoria quem dirigiu a partida Sampaio 0 x 2 Iape foi Gladistoni Viana e mão Robson Martins, o que mostra que você está acompanhando uma outra modalidade esportiva.

    Resposta
    Caro José Gláucio,
    Você quer apostar quanto como o árbitro da partida de volta Iape x JV Lideral será Robson Martins? Quanto as criticas a arbitragem local, infelizmente, temos o pior quadro de árbitros do Brasil. Não que eles sejam venais, mas porque são ruins mesmo. Basta comparar com o quadro do início da década, onde tínhamos Marcelo Filho e Ribamar Melônio que pertenciam ao quadro da Fifa. Hoje, só temos o Mayron Frederico, que faz parte apenas do quadro da CBF. E próprio Mayroin teve a arbitragem muito criticada quando saiu daqui para apitar duas vezes. Não estou dizendo que todos são ruins, mas falta experiência. O Moto foi eliminado da Serie D de 2009 por um bandeirinha daqui que anulou um gol legitimo do atacante Didi Cearense e este ano teve árbitro que deu impedimento em cobrança de lateral. Se não trouxerem gente de fora para ensinar os daqui, eles nunca vão melhorar.
    Obrigado pelo comentário.
    Obs: acho que não sou tão burro assim meu amigo…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS