A Defensoria Pública do Estado do Maranhão realizou, recentemente, a solenidade de certificação do I Curso de Lideranças Populares em Imperatriz. Após duas turmas formadas na capital, foi a vez da Região Tocantina passar a contar com lideranças e agentes públicos capacitados para identificar e dar o encaminhamento adequado a demandas de suas comunidades.
A solenidade de entrega de certificados foi conduzida pelo subdefensor-geral Gabriel Furtado, acompanhado dos defensores públicos Camila da Fonseca Bonfim e Adriano Oliveira da Silva Junior.
De acordo com o subdefensor Gabriel Furtado, os participantes do curso potencializarão sua atuação em suas respectivas áreas com os novos conhecimentos adquiridos. “Agora que conhecem ainda melhor os instrumentos de acesso à Justiça, eles que estão no seio das comunidades serão ainda mais atuantes na garantia de direitos a quem mais precisa”, destacou.
Com 75 anos e uma ampla atuação social em Imperatriz, a professora aposentada Maria da Conceição Medeiros Formiga foi uma das participantes do curso. Durante a certificação, ela expressou todo o sentimento de resiliência da turma ao declamar o poema de Dom Helder Câmara: “Não, não pares. É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa, manter o ritmo. Mas a graça das graças é não desistir nunca. Podendo ou não podendo. Caindo, embora, aos pedaços…. Chegar até o fim”.
A participante do curso comentou ainda a alegria em participar da capacitação. “Foram 10 aulas com temas bastante interessantes. Cada defensor que palestrou foi excelente. Agora, resta-nos estarmos sempre unidos e de mãos dadas com a Defensoria para poder divulgar esse trabalho realizado pela Defensoria e o nosso de ajudar as pessoas a ter uma vida mais digna, transformando a sociedade em que a gente vive”, afirmou Conceição Formiga.
Segundo o defensor público Adriano Oliveira, os participantes do curso serão peças fundamentais para a difusão e a conscientização dos direitos humanos. “Para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária, é de fundamental importância que as pessoas tenham conhecimento dos seus direitos. Cientes dos conceitos básicos e instrumentos para se alcançar a cidadania aprendidos no curso, esses líderes populares poderão também replicar esse conhecimento com seus grupos sociais. Será uma semente que dará muitos frutos para a sociedade”, disse.
O curso – A capacitação foi promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com o Núcleo Regional da DPE em Imperatriz, e contou com 30 participantes, entre lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais.
Os participantes assistiram a 10 módulos de aulas virtuais ministradas por defensores públicos sobre assuntos variados dentro do escopo defensorial na propugnação de políticas públicas para identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas.
Além da turma de Imperatriz, outras duas turmas do curso de formação já foram capacitadas em São Luís. Em 2019, o curso formou 34 participantes em sua primeira turma, que recebeu o nome de Maria Firmina dos Reis, em homenagem à ludovicense e primeira romancista brasileira. Na segunda turma, foram 50 representantes de 25 entidades.