O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) completa 13 anos de funcionamento em sua sede própria localizada desde a abertura no bairro do Monte Castelo, Centro de São Luís (MA).
O diretor geral da unidade Marcelo Soares Costa, relata que na época que ajudou a implantar o CAPS AD Estadual não existia se quer um serviço de saúde mental destinado a atender dependência química no estado do Maranhão e muito menos na capital São Luís. O então governador da época solicitou urgência, pois surgia naquele momento uma droga nova de alto poder de dependência, a Merla, subproduto da cocaína que posteriormente seria substituída pelo crack. Com isso, o serviço recém aberto se tornou a única esperança de muitas pessoas e famílias que estavam destruídas pelo uso e abuso de drogas.
O diretor da unidade diz ainda que outro momento importante do CAPS AD Estadual foi quando ele é juntamente com delegado de polícia Joviano Furtado em julho de 2011 iniciaram o que hoje é a maior ação de saúde mental nas ruas de São Luís, a Ação Resgate. Esta ação na época interviu não rua projetada onde surgia a uma Cracolândia com mais de 150 usuários de drogas no bairro do João Paulo. Daí então, esta atividade que leva atendimentos e profissionais de saúde com exames e consultas médicas e depois se estendeu para diversos bairros da capital, onde só este ano já foram 29 ações resgate e mais de 10000 mil pessoas atendidas.
Outro marco do CAPS AD Estadual foi a abertura do que até hoje é a única unidade de internação integral para dependência química (Unidade de Acolhimento) que hoje possui 15 leitos que pode dar condições a pessoas em situação de rua ficar 24 horas por até seis meses e assim ajudar no retorno a sociedade e diminuir a vulnerabilidade das ruas.
“Agradeço a Deus, minha família e nossa equipe por ter me ajudado a implantação destes serviços q até hoje são únicos e já devolveram esperança a milhares de pessoas e famílias”, destacou o diretor geral do CAPS AD Estadual, Marcelo Sores Costa.
CAPS AD Estado
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.