Apesar da Greve dos Rodoviários, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), na manhã desta quarta-feira (27), realizou sua vigésima sétima ação resgate, alusivo ao encerramento do Outubro Rosa. Em parceria com a Delegacia de Costumes do titular delegado Joviano Furtado, juntamente com Departamento de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Assistência Social do Município fizemos mais de 100 agendamentos de mamografia. Além disso, houve orientação acerca do autoexame de mama e educação em saúde, fizeram ainda mais de 300 exames de hiv, sífilis, hepatite, Covid-19 e glicemia, além de contarmos com consulta médica de clínico gera.
“Mesmo com a dificuldade dos ônibus, realizamos mais uma vez nosso compromisso social e graças ao bom Deus tivemos uma grande participação social, agradeço ao apoio do departamento de saúde da mulher, Semcas, faculdade Pitagoras curso de psicologia e secretaria de segurança, nossa próxima ação será no mercado centra”, ressalta o coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.