Compulsão por doces cresce na pandemia

0comentário
Salted caramel poured on a piece of cake

Especialista dá dicas de como diminuir os exageros alimentares 

Um levantamento realizado entre abril e maio de 2020 revelou que quase metade das mulheres tem consumido chocolates e doces em dois dias ou mais na semana. O índice é 7% maior do que antes da pandemia. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende o consumo de 25 gramas ao dia e que não ultrapasse a marca de 50 gramas, o brasileiro chega a ingerir 80 gramas, o que equivale a 18 colheres de chá de açúcar.  

Para a nutricionista e professora do curso de  Nutrição, Rayana Silva de Almeida, a pandemia desencadeia um gatilho emocional na maioria da população. “Cada vez que consumimos alimentos ricos em açúcar, substâncias do prazer são liberadas, como a dopamina e serotonina. Assim o cérebro ‘pede’ por esses alimentos, levando a um ciclo vicioso da glicose”, revela. 

Sobre os prejuízos que o exagero pode acarretar no organismo, Rayana faz uma alerta. “O excesso de consumo de doces, pode alterar o metabolismo, pois com altas doses de glicose no sangue o pâncreas trabalha para equilibrar esses níveis liberando insulina. Quanto maior a quantidade de açúcar, maior também a quantidade de insulina na corrente sanguínea, outro fator que desencadeia o aumento de peso”. 

 A nutricionista destaca a importância de manter uma alimentação saudável. “Primeiramente devemos organizar a rotina para realização das 6 refeições diárias, café da manhã, lanche da manhã, almoço. lanche da tarde, jantar e ceia. Sempre dando preferência aos alimentos in natura e minimamente processados”. 

Em relação ao consumo de chocolates a indicação é escolher os que contêm 70% de cacau em sua composição. “Eles auxiliam na redução da pressão sanguínea e melhora a circulação sanguínea do cérebro e dilata os vasos. Anima e dá energia, além de  melhorar os  quadros de TPM”, detalha.  

Outra dica é praticar atividade física, pois ajuda no controle da ansiedade e, consequentemente, no consumo alimentar. Para saciar a vontade de comer doces tem uma receita super saudável. Confira:  

Receita de Panqueca de banana com aveia 

Ingredientes: 

– 1 Ovo; 

– 1 Banana pequena amassada; 

– 2 Colheres de sopa de aveia em flocos; 

– Canela a gosto. 

Modo de preparo: 

Unte uma frigideira com um pouco de óleo da sua preferência e leve ao fogo até aquecer. Misture todos os ingredientes e coloque uma colherada grande (ou uma concha) da massa na frigideira. Cozinhe até dourar a parte de baixo. Vire e cozinhe o outro lado até dourar. 

Sem comentário para "Compulsão por doces cresce na pandemia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS