Abril é o mês da conscientização contra os acidentes de trabalho. O mês foi escolhido porque o dia 28 de abril é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho. É neste mês que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado e a Unidade de Acolhimento (UA) do Estado por meio do Núcleo de Educação Permanente e de Segurança do Trabalho adere à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. Nesta sexta-feira, 9, foi a vez de falar sobre a higienização das mãos e o uso correto e do álcool em gel, importante para que principalmente em período de pandemia possamos contribuir com a não transmissão da Covid-19 e que possamo continuar prestando atendimento para dependentes químicos de maneira segura, pois estes dispositivos de saúde são essenciais para saúde mental do estado do Maranhão.
“Duarte todo o mês de abril serão discutidos diversos assuntos importantes na prevenção da saúde do trabalhador, pois acredito que devemos nos preocupar enquanto gestares com a saúde física e mental de quem está na linha de frente de combate às doenças, os profissionais da saúde, administrativos, serviços gerais e demais que compõe o CAPS AD e a UA”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.
Cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.