O candidato a governador Lobão Filho, da coligação “Pra frente, Maranhão”, disse nesta terça-feira que a diversidade cultural maranhense será utilizada como forte indutor do turismo no estado. Ele explicou que, com o apoio do governo federal ou por meio de parcerias público-privadas, fará investimentos em projetos de restauração e reocupação do Centro Histórico de São Luís.
Lobão Filho defendeu a descentralização das ações culturais do governo através de projetos de incentivo às manifestações artísticas em todos os municípios do estado. O Maranhão, segundo ele, tem um grande potencial na área da cultura, como o seu patrimônio histórico, o artesanato, a música, a culinária e o folclore, atrativos que o diferenciam de outros estados do Brasil.
Um dos pontos defendidos por Lobão Filho no seu Programa de Aceleração do Crescimento (PAM) é o fomento à economia criativa, com ações capazes de transformar a produção cultural em bens de consumo. “Nosso objetivo é valorizar a criatividade regional, como forma de preservar nossas origens e ao mesmo tempo oferecer oportunidades de mercado aos nossos artistas e produtores culturais”, justificou.
O candidato informou que vai construir um centro cultural permanente nas proximidades do bairro da Madre de Deus, um dos celeiros da cultura do Maranhão. O espaço será destinado a desfiles de agremiações carnavalescas e apresentações de grupos folclóricos nos festejos juninos, e contará com programação variada durante todo o ano. “O nosso maior patrimônio é o nosso povo. É ele quem faz do Maranhão um estado maior e mais bonito”, frisou Lobão Filho.