A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) encaminhou ofício à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), solicitando ao governo estadual o retorno do horário habitual de início do funcionamento do comércio de rua da capital maranhense, às 8h. A entidade argumenta que o movimento de consumidores nos centros comerciais aumenta no final do ano, e a ampliação do horário é uma medida necessária para minimizar a possibilidade de aglomerações.
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, diz que a Portaria Nº 34/2020, da Casa Civil, definiu o horário de 9h para o início das atividades das lojas de rua, mas a decisão precisa ser revista. “Desde o início do mês já temos incremento na movimentação do comércio, com aumento no volume de pessoas nos centros comerciais, e temos que continuar evitando a disseminação da Covid-19; por isso, é importante disponibilizar mais tempo de lojas abertas para os consumidores fazerem suas compras de forma mais segura”, explica. Os estabelecimentos de shopping centers já foram autorizados a funcionar no horário anterior à pandemia.
A preocupação da CDL com o combate ao coronavírus levou a entidade a realizar uma campanha de sensibilização sobre as condutas de prevenção que devem ser seguidas na temporada de compras natalinas. A Câmara de Dirigentes Lojistas produziu peças informativas e utilizou suas redes sociais para orientar seus associados, enfatizando não somente as medidas dos protocolos sanitários estadual, mas também em questões específicas, como decoração natalina.