Nesta terça-feira a direção do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Droga (CAPS AD) Estado foi convidada a proferir palestra e realizar grupo de auto reflexão com pessoas que cumprem medida protetiva por violência contra mulher e que fazem uso de substâncias químicas. Esta parceria tem como objetivo reduzir a incidência de agressão contra mulher e o feminicídio, onde sabe-se que 55,5 % dos casos tem relacionamento com uso e abuso de drogas.
O CAPS AD Estado trabalha em parceria com o tribunal de justiça do Maranhão por meio da segunda vara de violência contra mulher e com Ministério Público por meio da promotoria da mulher, tanto no âmbito da prevenção do consumo de drogas, como também ofertando vagas para tratamento daqueles que se dispuserem a iniciar um tratamento.
CAPS AD e Promotoria da Mulher promovem grupo reflexivo para homens sobre uso e abuso de drogas no contexto sócio familiar.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e
reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.