FABRICAÇÃO DE PEÇAS E EPIS PARA DOAÇÃO A HOSPITAIS DE SÃO LUÍS COM APOIO DA FRIBAL
A luta contra a Covid19 ganhou novos aliados em São Luís numa demonstração de como as parcerias entre a iniciativa privada e o sistema de saúde podem resultar em soluções inéditas.
Em meio a mais uma crise – a da falta de peças de reposição para equipamentos hospitalares essenciais – eis que uma iniciativa do dentista Fábio Guimarães e sua empresa Docs Digital 3D viabilizou a fabricação de máscaras e peças de reposição para equipamentos médicos e outros EPI´s para uso dos profissionais do sistema público de saúde.
“Tudo começou quando começamos a fabricar máscaras Face Shield em nossa impressora 3D para doar a profissionais de saúde. Aí o Hospital Dutra nos procurou porque não estava conseguindo comprar peças de reposição para respiradores mecânicos, em falta no mercado. Tivemos a ideia de tomografar as peças, transformando-as em um arquivo digital, e com o mesmo fizemos a impressão das peças na nossa impressora 3D. Fizemos então um teste no Hospital e todas as peças que produzimos foram aprovadas e já utilizadas no Dutra. Daí vimos que poderíamos ampliar essa fabricação e ajudar ainda mais”, revela o Dr. Fábio Guimarães.
Além das peças de respiradores para reposição, a Docs Digital 3D também produziu clips para óculos (protetor facial impresso em resina), sugadores de aerossol para dentistas e máscaras do modelo Face Shields (protetores faciais). Inicialmente a empresa doou cerca de R$ 7. 500,00 reais de seu próprio orçamento para a compra de insumos; mas como empresa pequena e que precisa equilibrar os custos para evitar demissões, esse era o limite que poderia doar. E esse valor não seria suficiente para cobrir o projeto todo, que previa a compra de resina e outros itens para a produção de um total de 640 EPI´s e mais 200 Tubos de Conexões para Respiradores Hospitalares, e cuja despesa estava orçada em R$ 23.300,00.
A saída para ampliar o orçamento e permitir que as peças pudessem ser produzidas e doadas gratuitamente para três unidades públicas de saúde veio através da publicidade solidária. O publicitário Maico Dlamy (É Papu) seu uniu ao Dr. Fábio e criou um projeto de captação de patrocínio; detalhando a iniciativa e demonstrando com transparência todos os custos e detalhes do projeto, para então encaminhar à empresas da cidade, em uma tentativa de captação de recursos extras.
Graças a doação financeira captada junto à Fribal os Hospitais Dutra e Aldenora Belo e a Clínica Sorria, do Governo do Estado, puderam ser beneficiados com o projeto em maior escala.
“O nome do projeto resume toda essa ação: Eu Te Ajudo a Ajudar! Com a união de forças captamos mais recursos, compramos mais insumos e aumentamos a escala de produção dos materiais a serem doados. Isso só foi possível porque temos na cidade empresas sensíveis como a Fribal, que valoriza e pratica a responsabilidade social. Eles abraçaram essa causa, se uniram a nós com um aporte financeiro em forma de doação e assim já conseguimos viabilizar a fabricação em maior escala. As peças já estão sendo produzidas e estamos entregando as doações às três instituições de saúde à medida que os lotes vão ficando prontos”, explicou Maico.
Ele ressalta que quanto mais empresas se unirem ao projeto e fizerem novas doações, mais itens poderão ser fabricados e doados a mais unidades do sistema de saúde.
“O mais difícil que foi criar os protótipos e desenvolver as peças já foi realizado. Agora é só contar com a sensibilidade de mais empresas para que essa corrente de união em prol da saúde seja ainda maior. Que outros sigam o exemplo da Fribal e doem também o que puderem”, disse o publicitário.