O Campeonato Maranhense de Natação, organizado pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), consagrou a Equipe Nina de Natação em 2019. O título de campeã maranhense coroa com êxito o trabalho de treinadores, atletas e de todos que não medem esforços para incentivar os nadadores. O grupo se doa o ano todo na conquista de medalhas e agora comemora todo esforço empreendido na jornada.
Foram muitos resultados obtidos este ano em várias categorias. Mas o maior destaque vai para a categoria mirim (9/10 anos), onde 95% das crianças da equipe vêm do Projeto Tóquio 2020, patrocinado pela Equatorial Energia Maranhão e Governo do Estado do Maranhão – através da Lei de Incentivo ao Esporte – que atende hoje 60 crianças de seis a 10 anos de idade, de duas escolas públicas do bairro Vicente Fialho.
Comandando a equipe, o professor Alexandre Nina conta que os resultados da equipe vão além. “Estamos colhendo belos frutos do Projeto Tóquio 2020. É um trabalho que está mudando perspectivas. Ensinamos a natação básica, oferecemos qualidade de vida através da prática esportiva. Os talentos que vão surgindo são aproveitados nas equipes de competição. Mas o maior legado não são medalhas, mas o que essas crianças aprendem. Hoje elas passam a lidar com a realidade através da competição esportiva. Nessa preparação o futuro se incumbirá de trazer grandes oportunidades e possibilidades a eles”.
DO MIRIM AO SÊNIOR – Para estar no topo foram necessários esforço e dedicação de um grupo que vai das categorias de base até os mais experientes nadadores – como Julia Nina e Carol Hertel, que reforçaram a equipe, competindo em eventos locais, brasileiros e internacionais. O Prêmio da FMDA é mais um incentivo para os desafios que virão em 2020.