Em alusão ao Setembro Amarelo, o coordenador geral Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, visitou a empresa que mais traz recursos econômicos para o Estado, a Vale. Na ocasião ele falou sobre Suicídio e Depressão para mais de 300 operários, engenheiros e demais colaboradores. O evento contou com o apoio do médico do trabalho Dr. João de Deus.
“Nossa intenção é realmente provocar o desejo de valorização da vida, assim colaborar para diminuição dos casos de suicídio no nosso Estado. O CAPS AD estado e a rede de saúde tem se dedicado a abraçar todas as campanhas em prol da vida e da prevenção a auto-mutilação e suicídio”, o coordenador geral (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.
Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.
Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.