Othelino solicita apoio da Bancada Maranhense para substitutivo que mantém farmacêuticos nas farmácias

0comentário

 Deputado do PCdoB defendeu a presença obrigatória de farmacêuticos nas farmácias
Deputado do PCdoB defendeu a presença obrigatória de farmacêuticos nas farmácias
O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) enviou indicação à Bancada Federal maranhense, chamando atenção para a importância de ser aprovado o substitutivo do deputado federal Ivan Valente (PSOL), que reconhece e confirma a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em cada farmácia do Brasil, durante todo o horário do funcionamento.
O objetivo é substituir o projeto da ex-senadora Marluce Pinto, que tramita há anos no Legislativo, e determina justamente o contrário, desobrigando drogarias de terem farmacêuticos, o que é uma ameaça ao exercício da profissão.
“É muito importante a presença desses profissionais. Nós todos que frequentamos uma farmácia sabemos que, muitas vezes, chega-se a esses estabelecimentos com dúvidas e, somente com a presença do farmacêutico, as pessoas têm condições de ter algumas dúvidas esclarecidas”, justificou Othelino Neto em pronunciamento realizado nesta terça-feira (08).
Segundo dados pesquisados por Othelino Neto, existem 89.375 casos, somente no ano de 2010, de intoxicação por utilização inadequada de remédios. “A pessoa chega à farmácia para comprar o remédio, não tem orientação, usa de forma inadequada e acaba sofrendo intoxicações com efeitos, às vezes, menos graves e mais graves”, alertou o deputado.
De acordo ainda com Othelino Neto, hoje no Brasil, há mais ou menos 189.000 farmacêuticos registrados no Conselho Federal de Farmácia e é importante que a Bancada do Maranhão, na Câmara Federal, concentre-se para que esse substitutivo seja aprovado e seja mantida a obrigatoriedade deste profissional nas farmácias como uma proteção e um instrumento de muita importância para a Saúde Pública no Brasil.

Sem comentário para "Othelino solicita apoio da Bancada Maranhense para substitutivo que mantém farmacêuticos nas farmácias"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS