CAPS AD Estado realiza 8ª Operação Resgate no Mercado Central

0comentário

No Mercado Central, onde existe uma “cracolândia” que se instalou no local, na manhã de hoje (11), foi realizada a oitava Operação Resgate para disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua. A Ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), e Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Blitz Urbana.

Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido hiv, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 502 pessoas foram atendidas houve três internações.

“Três usuários na nossa unidade de acolhimento e dois no CAPS AD Estado, assim vamos continuar na perspectiva de cuidados sempre respeitando a vontade do usuário e os direitos humanos

Só nas ações resgate este ano foram mais de 4.500 atendimentos a pessoas na comunidade com a parceria da SENCAS, SEMUS, e Secretaria de Segurança por meio da Delegacia de Costumes do dr Joviano Furtado. No término desta ação de hoje contabilizamos mais de 500 pessoas atendidas, cinco internações voluntárias de usuários de drogas em situação de rua no mercado centra”, disse o coordenador geral do CAPS, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD Estado realiza 8ª Operação Resgate no Mercado Central"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS