O desabamento do teto do Ginásio Castelinho é a mais perfeita tradução do abandono do esporte pelo governo do Estado. O teto do Georgiana Pflueger, o bairro Outeiro da Cruz em São Luís, que faz parte do Complexo Esportivo Canhoteiro, desabou no início da tarde desta quarta-feira (6) em São Luís. Dois funcionários estavam no local no momento do acidente, mas ninguém saiu ferido.
No momento do desabamento, chovia bastante na região. Os dois funcionários que trabalhavam noi local ao perceberem que a estrutura estava desabando e saíram do local.
De acordo, Floriano Matos, que administra o ginásio, o volume de água e a ventania contribuíram para o desabamento da estrutura. “O desabamento aconteceu na parte metálica, que compõe a estrutura. A parte de concreto armado, não se verificou nenhum dano aparente. Depois a perícia e vai indicar até que ponto foi danificado a estrutura”, disse. O Corpo de Bombeiros isolou toda a área e não há risco de novos desabamentos.
Por pouco não aconteceu uma tragédia, porque o Castelinho foi usado para treinamento do Sampaio Basquete na terça-feira (5) e hoje a equipe estava de folga. Com a queda do teto do estádio, o time deve mudar seus treinamentos para o ginásio Costa Rodrigues.
Grande parte do desabamento e do abandono do Complexo Esportivo Canhoteiro é que com exceção da Confederação Brasileira de Futebol, que cobra de suas afiliadas laudos técnicos para realização de jogos, nenhuma outra entidade esportiva cobra laudos e que põe em perigo atletas e torcedores.
O Castelinho não recebe apenas competições, mas recebe eventos artísticos e religiosos. No sábado, a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica seria lançado no local.
Uma outra questão a ser lembrada é que se o Castelinho, que recebe competição nacional a Liga de Basquete Feminino (LBF), imagina a situação dos outros ginásios e praças esportivas “administradas” pelo governo Estado? Isso talvez explica, porque o Maranhão não tem recebido competições de nacionais de Vôlei, Handebol entre outros
O Ginásio Georgiana Pflueger, mais conhecido como Ginásio Castelinho, foi construído na década de 80 na e é um ginásio poliesportivo com capacidade para 6.500 pessoas. É equipado com vestiário, banheiros, academia, alojamento, sala vip, área de administração, lanchonete, sala e vestiários para arbitragem.Endereço: Travessa Guaxenduba, nº 100, Outeiro da Cruz – Complexo Esportivo Canhoteiro (São Luís/MA).
O Complexo Esportivo Outeiro da Cruz – mais conhecido como Complexo Esportivo Canhoteiro – foi inaugurado em 1982 e abriga o estádio de futebol Castelão, o ginásio de esportes Georgiana Pflueger (Castelinho), pista de atletismo, parque aquático, ginásio de artes marciais, pista de skate e pista de kart,com área total de 420.000 metros quadrados.
Veja o vídeo gravado por um morador vizinho ao ginásio: