A festa, realizada nesta quinta-feira (28), reuniu idosos e pessoas com deficiência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos; da Residência Inclusiva, equipamentos da Prefeitura de São Luís
Para se divertir na folia de momo não tem idade, nem condição que limite. Com essa proposta, a Prefeitura de São Luís promoveu um baile de carnaval para atendidos pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A festa, realizada nesta quinta-feira (28), no Big Evento, no Turu, reuniu idosos e pessoas com deficiência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e da Residência Inclusiva. Na programação, muita música, dança, desfile de fantasias e sorteio de brindes.
A programação carnavalesca teve como objetivo garantir o lazer e promover a inclusão do público. “O nosso trabalho vai além da brincadeira. A programação busca incluir todos os públicos atendidos, dando a oportunidade não só do lazer, mas também da interação, fortalecendo os vínculos e o respeito. Assim, as pessoas têm a oportunidade de se divertir, interagir culturalmente e compreender o direito do outro”, destacou a titular da Semcas, Andréia Lauande.
O baile é uma pequena amostra do conjunto de serviços que a Semcas promove, lembrou a secretária. “É mais um momento que representa o compromisso e o cuidado que a gestão do prefeito Edivaldo tem com este público que nem sempre pode ser tão presente às festividades. Essa é a missão, que fortalece a convivência, oferecendo algo melhor para as comunidades, conforme o prefeito Edivaldo preza e prioriza”, frisou Andréia Lauande.
Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendidos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da Vila Luizão, Vinhais, Turu e pessoas com deficiência acolhidas na Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva, participaram da confraternização. Além de uma série de atividades, o baile contou com participação da Corte Momesca da Terceira Idade, formada pela rainha, rei e princesas nesta faixa etária, e banda animando o evento com as músicas carnavalescas.
“Gostei muito de poder fazer parte desta festa. É melhor do que ficar em casa. Aqui a gente se diverte, faz amizades e bota a cabeça para funcionar. É bom estar em movimento e eu gosto muito de carnaval”, disse a aposentada Maria do Livramento Cantanhede, que há mais de dois anos participa das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do João de Deus.
Acolhida da Residência Inclusiva, Michele da Costa, 23 anos, é cadeirante e vê nestes eventos a oportunidade de sair da rotina e interagir. “Eu gosto de sair. De ver as pessoas e me divertir. E sempre que tem alguma atividade externa, que são várias que a casa oferece para nós, eu vou. Adorei esse baile”, disse.
O aposentado José da Natividade Vieira, de 77 anos, parabenizou a festa. “Aqui eu me senti bem, em ver pessoas da minha idade se divertindo e a gente está em um lugar seguro e com toda a estrutura. O carnaval é uma festa alegre e estou gostando muito”, enfatizou.
A programação carnavalesca da Semcas contemplou ainda os as regiões dos Cras Vila Nova, João de Deus, São Raimundo, Cidade Operária, São Francisco, Centro de Convivência Casa do Bairro (Centro).