
Setembro amarelo é o mês alusivo à prevenção do suicídio diante disso hoje o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Maranhão (Caps AD-MA), Marcelo Soares, a convite da coordenação do Núcleo do Ministério da Saúde do Estado do Maranhão, proferiu palestra sobre depressão, drogas e suicídio, assim podemos contribuir a diminuição de casos de mortes evitáveis. Atualmente, 32 pessoas por dia se matam no Brasil.
A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2015, no Brasil, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do suicídio. Durante o mês de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), várias cidades do país realizam ações de conscientização. “Com o evento, o nosso intuito é mobilizar a sociedade para discutir esse assunto. Tratando-o com toda a seriedade que merece”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares.
Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades na cidade de Brasília, em 2014. Em 2015, houve uma ampla exposição da campanha em todas as regiões do país, nas quais foram realizadas ações específicas.