A secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, estabeleceu uma meta para a sua pasta: integrar todas as secretarias do município de São Luís por meio de um projeto de informatização a ser implementado ao longo da atual gestão. Atualmente, apenas os sistemas financeiros estão operando de forma integrada. Na Educação, o sistema está sendo implantado e os primeiros resultados estão previstos para setembro deste ano, quando 20% a 30% das escolas da rede municipal já estarão informatizadas.
A finalidade do projeto é integrar todas as secretarias, para que as informações sejam gerenciadas em tempo real por todos os gestores. “ A partir dessa inovação, serão criados canais de atendimento e de implantação de serviços à população”, assinala Tati Lima.
A titular da Semit diz que a revolução tecnológica na administração municipal foi iniciada com a criação do Portal da Transparência, página virtual onde é possível consultar dados sobre orçamento financeiro, contas públicas, entre outras informações.
A secretária afirma que na gestão passada muitos sistemas, laboratórios e equipamentos foram desativados e sucateados. “Muita coisa vai começar do zero, como no caso do módulo de educação que, no momento, está sendo feita a coleta de dados da rede municipal de ensino, tais como número de alunos e educadores em sala de aula; índice de assiduidade, evasão escolar, entre outras informações. Na segunda etapa, serão coletados dados sobre patrimônio, como número de carteiras, computadores e outros itens do acervo educacional.”
De modo a viabilizar a inovação tecnológica, foi iniciada a instalação de redes de fibra ótica em alguns prédios municipais, em escolas e órgãos da área de saúde.” Com o banco de dados, o governo municipal poderá criar mecanismos de melhorias no setor de educação, saúde, infraestrutura e demais áreas da prefeitura. Com as informações armazenadas, será possível criar medidas preventivas e corretivas para cada setor”, afirma a secretária. Segundo ela, a ferramenta também propiciará transparência, além de auxiliar no controle de gastos públicos, uma vez que os recursos serão destinados de acordo com a demanda real de cada pasta.
Educação – O projeto de informatização concebido pela Semit prevê que cada aluno e seus respectivos pais disponham de uma senha de acesso à internet. Por meio do sistema informatizado, será possível, por exemplo, consultar notas, verificar desempenho em sala de aula, fazer reposição de matérias, solicitar reposição de aulas via web, ministrar cursos via internet. “Esse novo modelo proporcionará maior qualificação ao ensino e ao aprendizado”, enfatiza Tati Lima.
A expectativa é que dentro de dois meses cerca de 20% a 30% das unidades de ensino da rede municipal já estejam informatizadas e que até dezembro deste ano o projeto já esteja em plena operação em todas as escolas. “A intenção é que no período de pré-matrícula todos os pais de alunos efetuem as inscrições via internet, sem precisar enfrentar longas filas”, destaca. “Os pais também poderão consultar o número de vagas disponíveis em cada escola e ainda fazer a pré-matrícula”, complementa a titular da Semit.