A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semcas), realiza nesta terça-feira (12), uma blitz educativa, sobre o Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil, às 16h30, no Mercado das Tulhas e bares da Praia Grande.
O objetivo da ação é mobilizar e sensibilizar a sociedade a participar do enfrentamento do trabalho infantil. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração. As ações são desenvolvidas em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado do Maranhão.
Durante todo este mês de junho serão realizadas blitzes educativas, palestras, abordagem educativa nos comércios As atividades têm caráter de erradicação e prevenção ao trabalho infantil. O trabalho infantil é proibido para pessoas menores de 18 anos, por causar prejuízos graves ao desenvolvimento pleno de meninas e meninos, além do risco de acidentes.
No Brasil, mais de dois milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos são trabalhadoras. Os dados mais recentes são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, realizada pelo IBGE em 2016.
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
Celebrado no dia 12 de junho, a data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002.